Por Andrea Jenkins
Oficiais da Força Aérea americana anunciaram que a Moody Air Force Base vai acolher uma missão para treinar pilotos da força aérea libanesa e pessoal de manutenção na aeronave A-29 Super Tucano.
Este programa temporário ficará sob a tutela do 81º Fighter Squadron, um esquadrão de treinamento que atualmente treina pessoal da Força Aérea do Afeganistão. Este programa vai garantir que a força aérea do Líbano receba o apoio e formação de que necessita de forma segura e eficaz para empregar a aeronave A-29.
“O 81º Fighter Squadron permite que os nossos parceiros internacionais trabalhem com os Estados Unidos para alcançar seus objetivos estratégicos”, disse o Tenente-Coronel Ryan Hill, comandante do 81º FS. “A capacidade de apoio aéreo luz é fundamental para a força aérea do Líbano e, quando bem treinados, estes pilotos e mecânicos irão fornecer uma ferramenta eficaz para as Forças de Segurança Nacional libaneses no combate ao terrorismo.”
A força aérea do Afeganistão teve sua formação no A-29 em Moody desde 2014. A nova missão deverá trazer um adicional de 80 pessoas para Moody, incluindo militares libaneses, civis e empreiteiros necessários para apoiar a formação das seis novas aeronaves. A proposta de compromisso inicial para esta missão de treinamento projeta uma presença limitada na base até 2018 .
As aeronaves A-29, adquiridas pelo governo libanês, vão voar ao lado de aviões afegãos num total de até 14 aeronaves de ambos os países durante o treinamento de pico em 2017. De acordo com os planos atuais, as aeronaves podem chegar a Moody AFB no início de 2017 e os primeiros estagiários libaneses são esperados para começar a treinar em fevereiro de 2017.
“O A-29 é uma aeronave relativamente complexa”, disse Hill. “O piloto com treinamento focado e manutenção dedicada, é imperativo para garantir uma utilização bem sucedida das forças que operam e mantêm a aeronave. Ao receber formação nos Estados Unidos, estes alunos podem desenvolver habilidades críticas sem distrações ou tarefas fora do treinamento”.
O programa irá treinar um quadro inicial de 22 mecânicos e 12 pilotos libaneses, que se tornarão instrutores. Depois que voltarem para o Líbano, que por sua vez irá treinar pessoal adicional sobre este sistema de armas para realizar operações ofensivas, defensivas e operações de reconhecimento e vigilância em todo o Líbano para combater o terrorismo.
Espelhando a formação afegã, assessores da Força Aérea dos EUA irá fornecer treinamento em voo para os pilotos novatos. O treinamento de manutenção será realizada pela Força Aérea dos EUA e pessoal de manutenção contratado, incluindo instrutores de manutenção e instrutores do dispositivo de treinamento de solo.
“Moody AFB tem novamente a honra de ser escolhida para sediar esta importante missão começando no início do próximo ano”, disse o coronel Thomas Kunkel, o comandante da 23ª Wing. “Estamos ansiosos para apoiar a missão de treinamento em voo dos A-29 libaneses e agradecemos o apoio do Team Moody e as comunidades locais para abraçar nossas missões que crescem à medida que continuamos a fortalecer nossas forças aéreas aliadas “.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
COLABOROU: CB Lima
FONTE: Air Combat Command