Por Guilherme Wiltgen
O Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico (A 140), ex-HMS Ocean, está se aproximando da área de Cabo Frio, onde amanhã será iniciada a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) dinâmica do navio. Na imagem do site MarineTraffic, é possível observar o navio se deslocando a 16.6 nós na altura do Farol de São Thomé, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro.
A VSA visa deixar o PHM Atlântico apto a realizar operações aéreas embarcadas, para isso, o navio vai receber a bordo os integrantes do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM), Organização Militar (OM) subordinada a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), que é o orgão responsável em realizar as atividades normativas, técnicas e gerenciais relacionadas com a Aviação Naval, que vão conduzir os trabalhos a bordo.
Antes de receber uma aeronave a bordo, serão testados todos os recursos de aviação disponíveis no navio, assim como será verificada a prontidão da sua Equipe de Manobra (EQMAM) e “crash”.
A VSA é uma atividade de prevenção que tem como propósito identificar perigos na operação aérea, emitir Recomendações de Segurança e definir se a OM está em condições satisfatórias para conduzir as operações aéreas com segurança.
Essa não é a primeira vez que o navio opera com helicópteros da MB. Em 2010, quando o HMS Ocean visitou o Brasil, a MB embarcou um UH-14 Super Puma, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), para realizar operações em apoio aos Fuzileiros Navais brasileiros e britânicos no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), porém, amanhã (22), vai ser um dia histórico para o navio e para a Aviação Naval, quando será realizado o primeiro pouso de uma aeronave da Marinha do Brasil no navio como Atlântico.
Os editores do DAN, Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha, estarão embarcando nessa sexta-feira (24) no Atlântico e vão acompanhar a Parada Naval durante a chegada ao Rio de Janeiro no sábado (25).