O General da Reserva do Exército espanhol, Manuel Fernández Mónzón, porpôs ao seu Governo enviar navios de guerra para Gibraltar, em resposta à presença de navios britânicos nas águas ao largo da Baía de Algeciras.
Em declaração a um programa de televisão, o General Mónzón foi a favor de “manter uma política firme permanente sobre a reivindicação da soberania e o retorno de Gibraltar, de acordo com o Tratado de Utrecht, que deixa claro que é uma colônia – e para tal o Reino Unido teria que dar um estatuto diferenciado aos habitantes de Gibaltar – ou deve retornar para a Espanha “.
Para Manuel Fernández Mónzón, a disputa por Gibraltar é claro: “É um drama sentimental, com toda a humilhação histórica com duração de três séculos, a rapina inglesa do Thames, atravessou Londres e apoiou o Arquiduque Carlos no guerra da Sucessão Espanhola. “Além disso, disse o general, “não tem nem um metro cúbico de água jurisdicional própria.”
O General não poderia ser mais claro ao afirmar que “se os ingleses tem a petulância de colocar seus navios lá, nós também temos o nossos. (…) Para cada navio de guerra britânico deveriam ter três dos nossos. “