PANAMAX 2018: Marinha do Brasil comanda Força Marítima Componente

O Contra-Almirante Cozzolino é o Comandante da Força Marítima Componente Combinada (CFMCC) da “PANAMAX 2018”, que acontece até o dia 10 de agosto. A parte naval da operação está sendo realizada na Base Naval de Mayport, em Jacksonville-EUA, nas dependências da 4ª esquadra americana.



“Após ter aceito o convite para assumir o Combined Force Maritime Component Commander (CFMCC) na PANAMAX, a Marinha do Brasil iniciou, em março deste ano, um programa especial de qualificação para os integrantes do Estado-Maior Combinado”, explicou o Almirante Cozzolino. “Como Comandante, cabe a mim, assessorado pelo meu Estado-Maior, executar o planejamento realizado e tomar as decisões necessárias para o cumprimento da missão”, finalizou.

A estrutura do CFMCC conta com mais de 350 militares de 23 países. Na operação, estão adjudicados, de forma simulada, 53 navios de diversas classes, como anfíbios, escoltas, patrulhas, apoio logístico, e lanchas de patrulha costeira. Alguns desses navios possuem aeronaves e equipes de abordagem embarcadas.

A operação

Instituída em 2003, a PANAMAX é uma operação multinacional na qual um cenário fictício de crise é gerado nas proximidades do Canal do Panamá, pela ameaça de ataques oriundos de uma organização extremista violenta, afetando a navegação e o livre-comércio.

FONTE: MB
FOTOS: MB e USN

Sair da versão mobile