Por Guilherme Wiltgen
A Oshkosh Defense anunciou hoje (03/01) que o US Army Contracting Command – Detroit Arsenal, fez um pedido de US$ 102 milhões para o Joint Light Tactical Vehicles (JLTV).
Os JLTV serão entregues para a Romênia, Lituânia, Macedônia do Norte, Brasil e Montenegro.
Os parceiros e aliados da OTAN continuam a alavancar a mobilidade, a proteção comprovada, a confiabilidade incomparável e a interoperabilidade do JLTV para sua solução de Veículo Tático Leve. Até o momento, sete clientes internacionais encomendaram ou se comprometeram com essa capacidade excepcional.
John Lazar, vice-presidente internacional da Oshkosh Defense, disse que “Estamos comprometidos em apoiar nossos aliados internacionais na proteção de seus combatentes e no fortalecimento de suas capacidades, melhorando a interoperabilidade com as Forças Armadas dos EUA. A Lituânia recebeu recentemente sua segunda entrega e, até o final de 2024, terá uma frota de 500 JLTV”.
JLTV para o Corpo de Fuzileiros Navais
O Subprograma ProAdSumus foi criado para consolidar e ampliar as capacidades operativas do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), de forma que possa atuar como a Força Naval de caráter anfíbio, expedicionário e de pronto emprego.
A obtenção do JLTV, meio de última geração e no estado da arte, vai assegurar ao CFN um elevado grau de versatilidade e flexibilidade, consequentemente ampliando a sua prontidão operacional e, principalmente, a sua capacidade de projeção de poder em áreas de interesse estratégico nacional.
O contrato celebrado entre a Marinha do Brasil e o governo dos Estados Unidos, prevê a obtenção de 12 Viaturas Blindadas Leves Sobre Rodas 4×4 Oshkosh Joint Light Tactical Vehicle (JLTV).