Ordem do Dia – Mostra de Desarmamento da Fragata “Greenhalgh”

ORDEM DO DIA Nº 01-3/2021

Assunto: Mostra de Desarmamento da Fragata “Greenhalgh”

Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 224, de 4 de agosto de 2021, do Comandante da Marinha, realiza-se, na presente data, a Mostra de Desarmamento da Fragata “Greenhalgh”, quarto Navio a serviço da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, que faz referência ao Guarda-Marinha JOÃO GUILHERME GREENHALGH, personagem heroico de nossa história, cuja notoriedade ocorreu na Batalha Naval de Riachuelo.

A Fragata “Greenhalgh”, ex-HMS Broadsword – F-88, primeiro navio da Classe no Brasil, foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Scotstoun, Glasgow, na Escócia. O contrato de compra da “Greenhalgh”, de suas três irmãs e três Varredores da Classe “River”, foi assinado em 18 de novembro de 1994, com as transferências ocorrendo a medida que foram deixando o serviço ativo na Royal Navy.

Foi incorporada a Marinha do Brasil em 30 de junho de 1995, em cerimônia realizada em Plymouth, Inglaterra, conferindo maior vigor à Força de Superfície e ampliando a capacidade de nossa Esquadra.

A configuração do Navio incluía sistemas sofisticados à época, dos quais se destacavam:

lançadores de mísseis Exocet; mísseis antiaéreos de defesa de ponto Sea Wolf, com seu sistema de controle (GWS 25); radares de vigilância combinada (aérea e de superfície) 967-968; sonar de casco 2050; processamento centralizado de informações de combate (CAAIS) e enlace automático de dados entre Navios.

Em seus pouco mais de vinte e seis anos de incorporação à Armada Brasileira, o “LOBO GUERREIRO” alcançou marcas expressivas, totalizando 1.234 dias de mar e 247.119,62 milhas náuticas navegadas, e tendo participado de inúmeras comissões, cabendo destacar: PARADEX,TROPICALEX/APRESTEX, ADEREX, VENBRAS 2000, ASPIRANTEX, MISSEX, UNITAS, POIT e ADEFASEX.

A Fragata “Greenhalgh” visitou e bem representou o Brasil em variados portos no país e no exterior, tais como: Vitória-ES, Santos-SP, Recife-PE, Itajaí-SC, Salvador-BA, Ilhéus-BA, Cabedelo-PB, Natal-RN, Maceió-AL, Montevidéu-URU, Norfolk-EUA, San Juan-EUA e Baltimore-EUA.

Outro marco importante da Fragata “Greenhalgh” foi a participação da Comissão em apoio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, no período compreendido entre os dias 6 e 18 de agosto de 2016, contribuindo para a segurança dos Jogos, elevando o nome do Brasil perante o mundo.

Ao término do Cerimonial à Bandeira, ato que encerra a sua vida operativa, exaltamos todos os Marinheiros, verdadeiros heróis anônimos, que ajudaram a forjar a alma deste Navio com Pesquisa Espírito de Sacrifício, Abnegação, Fogo Sagrado, Patriotismo e, acima de tudo, Camaradagem. A sua singradura vitoriosa permanecerá viva nas lembranças dos seus Tripulantes.

Ao “LOBO GUERREIRO”, BRAVO ZULU!
Marinha Forte!
Brasil Soberano!

MARCOS SILVA RODRIGUES
Almirante de Esquadra
Chefe do Estado-Maior da Armada

Sair da versão mobile