Orca XLUUV da Marinha dos EUA vai para o mar

Dorothy Engelhardt, diretora de sistemas não tripulados, batizou o Orca XLUUV dia 28 de abril de 2022, em Huntington Beach, Califórnia

Por Xavier Vavasseur

O Naval Sea Systems Command (NAVSEA) da Marinha dos EUA divulgou as primeiras fotos do veículo submarino não tripulado Orca Extra Large (XLUUV). As fotos mostram o batizado e lançamento do veículo de teste.

A Marinha dos EUA deu um passo importante em seu esforço para desenvolver uma capacidade submarina confiável com o batismo e o primeiro teste no mar do veículo submarino não tripulado Orca Extra Large (XLUUV) em 28 de abril de 2022 em Huntington Beach, Califórnia. O Capitão Scot Searles, gerente do programa de Sistemas Marítimos Não Tripulados, representantes do escritório do Subsecretário Adjunto da Marinha para Programas de Navios e da Divisão de Guerra Submarina do Chefe de Operações Navais e executivos da Boeing estiveram presentes na ocasião. O sistema de ativos de teste é fundamental no desempenho e na produção dos cinco protótipos Orca XLUUVs operacionalmente relevantes.

O Test Asset System permitirá que a Marinha e a Boeing testem e refinem o programa Orca XLUUV, reduzindo o risco de cronograma e custo.

Para registro, a Boeing ganhou um contrato de US$ 43 milhões para a fabricação, teste e entrega de quatro veículos submarinos não tripulados Orca Extra Large (XLUUVs) e elementos de suporte associados em fevereiro de 2019.

De acordo com o aviso de adjudicação do contrato do Departamento de Defesa dos EUA, o Orca XLUUV será um veículo submarino não tripulado reconfigurável de arquitetura aberta. O Orca XLUUV será modular em construção com o veículo principal fornecendo orientação e controle, navegação, autonomia, consciência situacional, comunicações principais, distribuição de energia, energia e potência, propulsão e manobras e sensores de missão.

Durante um briefing realizado durante o SNA 2019, o capitão Pete Small, ex-gerente de programa, Unmanned Maritime Systems, mostrou que o programa Orca se concentrará inicialmente no desenvolvimento do conceito de operações (CONOPS), trabalho de integração de carga útil e guerra de minas (MIW). As capacidades futuras do XLUUV podem incluir contramedidas de minas (MCM), guerra anti-submarina (ASW), guerra eletrônica (EW), guerra anti-superfície (ASUW), inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e até capacidades de ataque.

De acordo com a Covert Shores: O Orca manterá os EUA na vanguarda da tecnologia XLUUV, embora Rússia, China e Japão também estejam trabalhando em projetos XLUUV. Embora não haja especificações disponíveis, um gráfico usado pela Marinha dos EUA para representar um futuro XLUUV armado é particularmente revelador. Ele mostra uma nave com geralmente o mesmo layout que a classe Orca provisória, com um módulo de carga útil com portas tipo compartimento de bombas na parte inferior. O compartimento de carga contém três fileiras de quatro tubos de torpedos pesados inclinados para disparar através das portas do compartimento de bombas. Isso faz com que o comprimento do compartimento de carga útil seja de cerca de 10 metros, dando uma indicação do tamanho total.

A NAVSEA recentemente batizou e lançou outro UUV, o Snakehead LDUUV. No entanto, o programa pode ser encerrado.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

Sair da versão mobile