Por Guilherme Wiltgen
A Fragata União (F 45) suspenderá no próximo dia 18/06 rumo a África para a Operação Guinex-II.
A Fragata brasileira vai realizar visitas programadas a Cabo Verde, Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, Camarões e Nigéria, onde participará de treinamentos com as Marinhas e Guardas-Costeiras desses países, fazendo ações de presença nos países amigos do Entorno Estratégico Brasileiro.
As operações desenvolvidas pela Marinha do Brasil reforçam a interoperabilidade com as Forças Navais, bem como incrementar a capacitação dos meios envolvidos em respostas rápidas contra ameaças assimétricas e em ações de combate a ilícitos no mar e pirataria, reforçando o compromisso mútuo das nações com a segurança marítima internacional.
Situado na costa ocidental da África, o Golfo da Guiné possui elevada relevância em termos estratégicos e diplomáticos.
A Fragata União embarcará um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) com a aeronave orgânica UH-12 Esquilo N-7082, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), além de uma equipe de Mergulhadores de Combate.
O Grupo-Tarefa é comandado pelo Capitão de Mar e Guerra Flávio Leta Vieira, Comandante do 2º Esquadrão de Escolta (ComEsdqE-2), e o atual comandante da União é o Capitão de Fragata Sandir Antonio de Freitas D’Almeida.