Oficial formado na Escola Naval assume Comando da Marinha da Namíbia

Cerimônia de passagem de Comando da Marinha da Namíbia

No dia 23 de dezembro de 2024, em cerimônia realizada na Base Naval Captain P N Sacharia, na cidade de Walvis Bay, o Contra-Almirante Alweendo Paulus Amungulu passou o Comando da Marinha da Namíbia para o Contra-Almirante Sacheus Randy !Gonteb. Os dois Almirantes tiveram formação em instituições de ensino da Marinha do Brasil (MB), no contexto do Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia, que completou 30 anos em 2024.

O Contra-Almirante !Gonteb formou-se Oficial na Escola Naval, concluindo seus estudos com a Turma Almirante Ary Rongel, em 1999.

Em seu primeiro discurso como Comandante da Marinha da Namíbia, o Contra-Almirante !Gonteb declarou que sua visão para a Marinha namibiana reside na construção de uma Força que seja exemplo de profissionalismo militar e naval, excelência operacional e inabalável compromisso com os valores da nação. “Esta visão nos guiará no cumprimento de nosso papel regional, nacional e internacional, na proteção das nossas águas, participando de missões de segurança marítima e de esforços humanitários”, destacou.

Militares da MB com o Contra-Almirante !Gonteb, novo Comandante da Marinha da Namíbia

Presidida pelo Chefe das Forças de Defesa da Namíbia, Marechal do Ar Martin Kambulu Pinehas, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades do país. Militares da MB, que integram a Adidância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica, a Missão de Assessoria Naval e o Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais na Namíbia, também compareceram ao evento.

Esta foi a terceira troca de comando da jovem Marinha namibiana, que completou 20 anos em outubro de 2024 e que conta com o suporte da MB desde antes do seu comissionamento, quando ainda era denominada Ala Marítima das Forças de Defesa da Namíbia. O apoio da MB à Marinha da Namíbia, sobretudo nas áreas de assessoramento, treinamento e formação de pessoal, é o principal vetor do Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia, a mais longeva e bem-sucedida parceria militar do Brasil no continente africano, que serve de modelo de atuação conjunta para a promoção e fortalecimento da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

FONTE: MB

Sair da versão mobile