Por Guilherme Wiltgen
Dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o programa mais ambicioso da Marinha do Brasil, hoje (04) foi transferida a terceira seção (2B) do Submarino Humaitá (S 41).
Na última quarta-feira (29), foi transferida a segunda seção e no dia 25.04, ocorreu a transferência da primeira seção do SBR-2.
Assim como as duas primeiras seções, o translado ocorreu da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) para o Estaleiro de Construção, em Itaguaí-RJ.
A operação de transferência das seções será realizada em quatro etapas, até que todas se encontrem no Estaleiro de Construção para a montagem final do Submarino Humaitá (S 41).
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil é fruto de um acordo de transferência de tecnologia da empresa francesa Naval Group (ex-DCNS), assinado em 2008 pelo Brasil e a França, que viabilizará a produção de quatro submarinos convencionais da classe Scorpène e na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR).
A previsão é que o Submarino Humaitá (S 41) seja lançado ao mar em 2020.