O Partido Trabalhista britânico está sendo acusado de vender dois navios para o Brasil por apenas £ 20 milhões

HMS Albion e HMS Bulwark Foto: RN

O Partido Trabalhista do Reino Unido foi criticado devido a alegações de que estaria vendendo dois navios da Royal Navy por um “preço de liquidação”, muito abaixo.

O governo foi acusado de oferecer dois navios de assalto anfíbios ao Brasil por apenas £ 20 milhões. Potencialmente quase um décimo do valor que os contribuintes do Reino Unido gastaram neles nos últimos anos.

O HMS Albion e o HMS Bulwark foram aposentados no ano passado pelo Secretário de Defesa John Healey, como parte dos planos de redução de custos, alegando que o descarte de equipamentos militares mais antigos ajudaria na implementação da revisão estratégica de defesa, que será anunciada ainda no início deste ano.

Fontes disseram ao Mail que o Ministério da Defesa estava pedindo apenas £ 20 milhões por ambos os navios, apesar de ter gasto quase 10 vezes mais nas duas embarcações nos últimos 14 anos. Eles ressaltaram que somente no mês passado, a Ministra da Defesa Maria Eagle admitiu que £ 132,7 milhões foram gastos em reformas no HMS Albion e no Bulwark desde 2010.

Uma nova reforma do HMS Bulwark, que deveria ser realizada entre 2022 e 2025, foi estimada em mais £ 72,1 milhões, embora a conta final esteja sendo revisada, pois o navio “foi aposentado” antes que o trabalho fosse concluído.

No entanto, Mark Francois, membro do parlanto, disse que “Alguns anos atrás, o Comitê de Defesa dos Comuns descreveu a ideia de se desfazer desses dois principais navios anfíbios como uma atitude ‘militarmente analfabeta’. Considerando o quanto o Ministério da Defesa gastou para reformá-los nos últimos anos, vendê-los repentinamente a um preço baixíssimo também se torna uma atitude analfabeta financeira”.

Uma fonte militar sênior disse que “Entendo que cortes precisam ser feitos, mas se vocês continuarem vendendo os ativos de capital, o que acontece quando vocês precisarem montar uma operação? Ficaremos como uma marinha do Terceiro Mundo, enquanto o Brasil terá uma força anfíbia totalmente integrada. Isso é tão míope. Esses navios são tão versáteis, eles podem ser usados ​​para evacuações, ajuda humanitária e, claro, para lutar uma guerra.’

O Ministério da Defesa britânico (MoD) não quis comentar.

FONTE: Dailymail

Sair da versão mobile