O Navio de Patrulha Oceânico (NPaOc) Apa (P 121), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, em 14 de fevereiro, a evacuação médica de um tripulante do Navio-Tanque (NT) “Gotland Sofia”, que se encontrava a 40 milhas náuticas (74 quilômetros) do Rio de Janeiro (RJ).
O navio, que estava realizando Inspeção Extraordinária, foi acionado pelo Salvamar Sueste, com a informação de que um tripulante a bordo de um Navio-Tanque, de bandeira de Bahamas, sofria com dores, após uma queda.
Imediatamente, o APA demandou ao encontro do Navio-Tanque, chegando no local aproximadamente uma hora depois de comunicado sobre o acidente. Nesse momento, um militar médico embarcou em uma lancha orgânica que se deslocou até o navio para avaliar a situação do tripulante acidentado e prestar os primeiros socorros.
Visando à segurança de ambos, foi solicitado que o Navio-Tanque fundeasse nas proximidades da Ilha Rasa, próximo à entrada da Baía de Guanabara (RJ), para que fosse realizada a evacuação em melhores condições de mar. Em seguida, o Apa seguiu para as proximidades da Escola Naval e transferiu o tripulante acidentado para o Aviso de Patrulha “Albacora”, que o encaminhou até o Cais da Portuguesa, onde uma ambulância já o aguardava para o transporte a um atendimento médico mais especializado.
O Apa é o segundo de três NPaOc da Classe Amazonas e foi adquirido para realizar Operações de Socorro e de Salvamento, Controle de Área Marítima, Patrulha Naval e fiscalização do cumprimento das leis nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, sob a jurisdição do Comando do 1º Distrito Naval.
FONTE: MB