Por Guilherme Wiltgen
O Navio Polar Almirante Maximiano (H 41) chegou ao local da possível queda do avião Hércules C-130, da Força Aérea do Chile, às 3h15 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11).
Em coordenação com a Armada de Chile, o navio brasileiro já realiza buscas visuais, por radar e por ecobatímetro (dispositivo utilizado para detectar objetos no fundo do mar) na área denominada Zona 3.
O “Tio Max” possui capacidade de operar com dois helicópteros UH-13 Esquilo, possuindo ainda um hangar com capacidade para as duas simultaneamente. Contando com condições climáticas e de mar favoráveis, os helicópteros poderão ampliar a capacidade de busca visual, além de poder resgatar possíveis vitimas do acidente, além de recolher os destroços para trazer a bordo, afim de contribuir com as autoridades chilenas nas investigações sobre as causas do acidente.
O esforço brasileiro foi ampliado hoje com a chegada da aeronave P-3AM Orion, da Força Aérea Brasileira, que decolou do Aeroporto do Galeão hoje (11) às 4h45 da manhã, tendo pousado nesta tarde em Punta Arenas, no Chile.