Por Luiz Padilha
Por ocasião de nossa visita ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), quando navegamos com a nova LOpRib (Lancha de Operação Ribeirinha), SINOP, observamos que o NPa Maracanã (P 72) se encontrava docado. Ao conversar com o diretor do AMRJ, Contra Almirante (EN), José Luiz Rangel da Silva sobre o Maracanã, fomos convidados a visitar o navio quando o mesmo estivesse atracado.
Naquele momento, o navio ainda não havia recebido o novíssimo canhão naval Bofors 40mm MK4 e muitos equipamentos comprados para seu acabamento, ainda estavam por chegar.
Ontem (3/5), realizamos a visita ao navio que se encontrava atracado no cais do AMRJ, e foi possível ver o seu canhão de 40mm instalado, demonstrando que a finalização de sua construção está “a todo vapor”, objetivando a incorporação do navio à Marinha do Brasil, no dia 7 de setembro, segundo previsão do CA Rangel.
O interior do NPa Maracanã
Para quem nunca teve a oportunidade de ver um navio sendo finalizado, pode pensar que ainda falta uma eternidade para o mesmo ser entregue, porém, como eu já tive oportunidade de visitar navios sendo construídos em outros estaleiros, acredito que sim, é possível. É absolutamente normal ver aquela quantidade de cabos pendurados ou enrolados, pois os mesmos estão prontos para serem conectados aos equipamentos em cada compartimento.
Durante a visita, haviam aproximadamente 30 pessoas (talvez mais), trabalhando no interior do navio, e os trabalhos segundo o CA Rangel seguem em ritmo acelerado, dependendo apenas de algumas encomendas chegarem para serem instaladas. Um exemplo é o revestimento anti-chama que precisou ser comprado fora do país, pois não há no mercado nacional, similar certificado.
A empresa brasileira contratada, possui larga experiência na área e segundo a pessoa responsável presente no navio, a data informada pelo diretor do AMRJ, é plenamente possível.
Com toda a cablagem já passada, e a parte hidráulica testada, MCPs (motores de propulsão) testados, MCAs (Motores de geração elétrica) testados, seguir a programação e instalar os sensores (radar, rádio e etc), para que o navio esteja pronto até julho para as provas de cais e de mar.
Abaixo os técnicos do AMRJ dão a partida em um dos dois MCAs, e podemos observar trabalhadores preparando a instalação do piso em um dos compartimentos do navio.
Fotos do Status atual do NPa Maracanã
NPa Mangaratiba (P 73)
O próximo navio patrulha será o NPa Mangaratiba, que se encontra dentro do prédio aguardando a entrega do Maracanã, para então, ter a mão de obra direcionada para sua construção. O AMRJ já construiu uma parte do casco que faltava do espólio do EISA, e assim que a mão de obra estiver disponível, a construção do navio deverá avançar mais rapidamente.
Diversas modificações tiveram que ser feitas no Maracanã, o que levou o AMRJ a ter que retrabalhar o projeto, pois haviam muitas partes mal construídas, um dos motivos do atraso de sua construção.
Com as mesmas modificações implementadas no Maracanã, o Mangaratiba, deverá ser entregue em dezembro de 2024.
Infelizmente, o material que a Marinha conseguiu recuperar, não deve ser possível aproveitar as partes que hoje se encontram no AMRJ para a construção do terceiro NPa de 500 toneladas classe Macaé.
Futuros Navios de Patrulha de 500 toneladas
O caminho a seguir agora é implementar o projeto do CPN/Emgepron, que já contempla diversas melhorias em comparação com o projeto da classe Macaé, e assim, após a construção dos 3 Avisos, manter o AMRJ ativo em busca do objetivo de se alcançar a construção de Navios de Patrulha Oceânicos, (OPVs) de 1.800 toneladas.