NPa Maracanã (P 72) será entregue em 7 de setembro

Navio Patrulha Maracanã (P 72) atracado no cais do AMRJ

Por Luiz Padilha

Por ocasião de nossa visita ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), quando navegamos com a nova LOpRib (Lancha de Operação Ribeirinha), SINOP, observamos que o NPa Maracanã (P 72) se encontrava docado. Ao conversar com o diretor do AMRJ, Contra Almirante (EN), José Luiz Rangel da Silva sobre o Maracanã, fomos convidados a visitar o navio quando o mesmo estivesse atracado.

NPa Maracanã

Naquele momento, o navio ainda não havia recebido o novíssimo canhão naval Bofors 40mm MK4 e muitos equipamentos comprados para seu acabamento, ainda estavam por chegar.

Ontem (3/5), realizamos a visita ao navio que se encontrava atracado no cais do AMRJ, e foi possível ver o seu canhão de 40mm instalado, demonstrando que a finalização de sua construção está “a todo vapor”, objetivando a incorporação do navio à Marinha do Brasil, no dia 7 de setembro, segundo previsão do CA Rangel.

Canhão naval Bofors 40mm MK4

O interior do NPa Maracanã

Para quem nunca teve a oportunidade de ver um navio sendo finalizado, pode pensar que ainda falta uma eternidade para o mesmo ser entregue, porém, como eu já tive oportunidade de visitar navios sendo construídos em outros estaleiros, acredito que sim, é possível. É absolutamente normal ver aquela quantidade de cabos pendurados ou enrolados, pois os mesmos estão prontos para serem conectados aos equipamentos em cada compartimento.

Durante a visita, haviam aproximadamente 30 pessoas (talvez mais), trabalhando no interior do navio, e os trabalhos segundo o CA Rangel seguem em ritmo acelerado, dependendo apenas de algumas encomendas chegarem para serem instaladas. Um exemplo é o revestimento anti-chama que precisou ser comprado fora do país, pois não há no mercado nacional, similar certificado.

Estação Rádio

A empresa brasileira contratada, possui larga experiência na área e segundo a pessoa responsável presente no navio, a data informada pelo diretor do AMRJ, é plenamente possível.

Com toda a cablagem já passada, e a parte hidráulica testada, MCPs (motores de propulsão) testados, MCAs (Motores de geração elétrica) testados, seguir a programação e instalar os sensores (radar, rádio e etc), para que o navio esteja pronto até julho para as provas de cais e de mar.

Abaixo os técnicos do AMRJ dão a partida em um dos dois MCAs, e podemos observar trabalhadores preparando a instalação do piso em um dos compartimentos do navio.

Fotos do Status atual do NPa Maracanã

Passadiço

Centro de Controle de Máquinas (CCM)
MCP MTU

Proa do NPa Maracanã com seu imponente canhão

NPa Mangaratiba (P 73)

O próximo navio patrulha será o NPa Mangaratiba, que se encontra dentro do prédio aguardando a entrega do Maracanã, para então, ter a mão de obra direcionada para sua construção. O AMRJ já construiu uma parte do casco que faltava do espólio do EISA, e assim que a mão de obra estiver disponível, a construção do navio deverá avançar mais rapidamente.

Casco do futuro NPa Mangaratiba

Diversas modificações tiveram que ser feitas no Maracanã, o que levou o AMRJ a ter que retrabalhar o projeto, pois haviam muitas partes mal construídas, um dos motivos do atraso de sua construção.

Erros de construção do estaleiro EISA provocando retrabalho do AMRJ para o navio sair perfeito

Com as mesmas modificações implementadas no Maracanã, o Mangaratiba, deverá ser entregue em dezembro de 2024.

Casco do futuro NPa Mangaratiba

Infelizmente, o material que a Marinha conseguiu recuperar, não deve ser possível aproveitar as partes que hoje se encontram no AMRJ para a construção do terceiro NPa de 500 toneladas classe Macaé.

Futuros Navios de Patrulha de 500 toneladas

O caminho a seguir agora é implementar o projeto do CPN/Emgepron, que já contempla diversas melhorias em comparação com o projeto da classe Macaé, e assim, após a construção dos 3 Avisos, manter o AMRJ ativo em busca do objetivo de se alcançar a construção de Navios de Patrulha Oceânicos, (OPVs) de 1.800 toneladas.

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