À medida que o programa de fragata avança, o Naval Group cumpriu seus compromissos de envolver a indústria grega, fortalecendo seus laços com seus parceiros gregos.
Como parte do programa Marinha da Grécia para as fragatas FDI (Frégate de défense et d’intervention), o Naval Group definiu um plano de participação industrial robusto para desenvolver novas capacidades na indústria graga, promovendo empregos qualificados e geração de spin-offs econômicos de longo prazo na Grécia.
Como o plano de participação da indústria grega para as fragatas FDI está avançando, o Naval Group está preparado para reforçar essas parcerias para trazer mais negócios e empregos na Grécia, dentro do programa de corvetas Gowind.
David Quancard, Naval Group Executive Vice-President Operations and Performance acrescentou: “No Naval Group, estamos convencidos de que a parceria é um fator chave e estratégico para o sucesso dos programas complexos que conduzimos. Estamos orgulhosos de ter parceiros gregos a bordo de nosso programa FDI. Estamos ansiosos para trabalhar com eles também no programa das corvetas Gowind e em muitos outros navios do Naval Group.“
Até o momento, 23 contratos já foram assinados com parceiros gregos para as fragatas FDI com 10 empresas gregas. Os últimos contratos foram assinados no Pavilhão Helênico durante a Euronaval em outubro e o trabalho já começou:
• Salamis
Os estaleiros do Naval Group e da Salamis assinaram um contrato para a construção na Grécia de vários blocos de casco para as fragatas FDI. Este contrato pode cobrir blocos para até 6 fragatas, para as marinhas francesa e grega. Esses blocos, que poderão ser de 25 a 100T, serão construídos na ilha de Salamais e enviados para Lorient para a montagem final. A reunião inicial foi realizada em 15 de novembro de 2022 e a preparação de engenharia e estaleiro de produção está em andamento, para um início de obras de aço no início de 2023.
“Depois de ser selecionado em outubro pelo Naval Group para a construção de vários blocos pré-equipados para fragatas FDI francesa e grega, iniciamos a preparação de nossos workshops e máquinas. As discussões com equipes do Naval Group são realizadas em um espirito muito positivo de ambos os lados, e estamos ansiosos para iniciar a produção no primeiro trimestre de 2023”, disse George Koros, CEO da Salamis Estaleiros e Engenharia.
• Akmon
Em 18 de novembro de 2022, no Pavilhão grego da Euronaval, a Akmon SA e o Naval Group assinaram um contrato para a produção na Grécia de vários conjuntos de consoles e gabinetes eletrônicos para o sistema de gerenciamento de combate da fragata FDI, o sistema integrado de ponte e navegação e o sistema Sistema de gerenciamento de plataforma integrado. A reunião foi realizada em 16 de novembro de 2022.
Após um período de transferência de know-how para a equipe da Akmon, no local do Naval Group em Angoulême-Ruelle, o trabalho de produção começará em 2023 na Grécia, no parque industrial em Ano Liosia.
A Akmon tem orgulho de iniciar essas atividades de produção de consoles e armários na Grécia em nossas instalações do Parque Industrial Ano Liosia para as fragatas FDI. Graças ao forte apoio do Naval Group, estamos confiantes de que este primeiro passo abrirá o caminho para muitas outras oportunidades para a FDI e outros programas navais”, disse Tassos Rozolis, CEO da Akmon.
• Mevaco
Desde a assinatura de um contrato de estrutura e um contrato na Eurosartory em junho de 2022, a cooperação entre o Naval Group e a Mevaco SA vem crescendo com as equipes que trabalham juntas e a assinatura de contratos.
Após a fase de qualificação dos soldadores do Bureau Veritas, a produção começou em Aspropirgos em setembro de 2022. O primeiro teste de aceitação de fábrica foi realizado com sucesso em 23 de novembro de 2022 para o primeiro equipamento “fabricado na Grécia” para as fragatas FDI. Este equipamento, um grande dispositivo estrutural do casco que requer um alto nível de precisão mecânica (e o primeiro de uma série longa) agora será enviado para Lorient para ser montado na segunda fragata grega.
George Oranopoulos, chefe do Departamento de Defesa da Mevaco, explicou que “a Mevaco está atualmente produzindo vários equipamentos mecânicos para as fragatas FDI, e estamos orgulhosos de entregar nosso primeiro equipamento, a tempo e com o nível de qualidade necessário. O relacionamento com as equipes do Naval Group é excelente e muito construtivo em todos os domínios”.
• Emmis
A Emmis, uma empresa de renome especializada em transformadores elétricos, está participando ativamente do Programa FDI, tanto para a Marinha francesa quanto para a da Grécia. A Emmis iniciou a cadeia de suprimentos do Naval Group em junho de 2022 e foi contratada no mesmo mês para o fornecimento de equipamentos elétricos para as fragatas FDI. A produção do primeiro set já começou na fábrica da Emmis em Kifisia, para uma primeira entrega em Lorient esperada em meados de junho de 2023.
Andreas Miserlis, CEO da Emmis explicou: “Estamos muito orgulhosos de ser uma das primeiras empresas gregas selecionadas pelo Naval Group para as fragatas FDI e nossa produção está alinhada com o cronograma. Estamos confiantes de que essa primeira cooperação com o Naval Group levará a muitas outras oportunidades de projeto, em todos os tipos de navios navais”.
• Marel e Themys
Themys, fornecedor de Naval Group Tier 1 para os sistemas civis de comunicação e navegação civis da FDI concederam contrato às empresas gregas Marel. A Marel e sua empresa irmã Spacel, ambas localizados em Pireu, estão atualmente envolvidas no programa de fragatas FDI para fornecer vários equipamentos de navegação e comunicação (Componentes do sistema de radar, eco-sonda, repetidores, VDR, SATCOM, GMDS, etc.). Após um rigoroso processo de pré-qualificação conduzido pelo Naval Group.
Depois que o equipamento for entregue em Lorient, os especialistas da Marel participarão de sua montagem a bordo, bem como à fase de teste e ensaios.
“Com o forte apoio do grupo naval, estamos muito orgulhosos de envolver a Marel no programa FDI e, assim, contribuindo ativamente para o grupo de participação da indústria grega no Naval Group. Nossa colaboração está funcionando sem problemas, e agora estamos esperando as primeiras entregas em Lorient no próximas semanas”, destacou Pierre Jousse, Presidente e CEO da Themys”. Estamos muito satisfeitos com a nossa cooperação com a Themys, com a qual temos um bom realacionamento, nos comprometendo a ser treinados para as fragatas FDI. Estamos ansiosos para ampliar nossa cooperação com a Themys e com o Naval Group para outras atividades e outros programas navais”descreve Kyriakos Alexopoulos, diretor administrativo da Marel.
Aumentando a atividade naval industrial na Grécia além de sua participação no Programa de Fragatas FDI, todas as empresas gregas qualificadas integrarão a cadeia de suprimentos do Naval Group e terão a possibilidade de participar de outras competições internacionais futuras, aumentando assim suas capacidades, bem como seu potencial benefício econômico e visibilidade no mercado naval mundial.
Graças à sua presença de longo prazo na Grécia, o Naval Group conseguiu identificar e construir relacionamentos com muitas empresas altamente qualificadas e inovadoras. Atualmente, mais de 80 projetos foram identificados e o grupo começou a se envolver com mais de 50 empresas gregas pré-qualificadas.
O plano de participação industrial grego do Naval Group contribuirá, portanto, para a construção da fragata FDI HN, mas também para a criação de um robusto ecossistema industrial naval na Grécia. A parceria estruturada e de longo prazo proposta pelo Naval Group promoverá a produção na Grécia, mas também a capacidade de atender às necessidades futuras.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN