Novos MCMV Holandeses e Belgas vão utilizar o radar 4D NS50 da Thales

As marinhas da Bélgica e da Holanda contam com a Thales, o Naval Group e o estaleiro KERSHIP para equipar os doze novos Mine Counter Measures Vessels (MCMV) com radares NS50 4D AESA (Active Electronically Scanned Array) para vigilância aérea, de superfície e com recursos de controle de tiro.

O NS50 oferece uma capacidade completa e superior de autoproteção contra ameaças aéreas e de superfície para esta classe de navios. Uma escolha estratégica para embarcações de pequeno e médio porte, o NS50 oferece funções duplas entre vigilância aérea e de superfície e controle de tiro.

A natureza das ameaças enfrentadas pelas Marinhas nunca foi mais variada nem mais desafiadoras, variando de mísseis antinavio, guerra robótica e ataques em enxame, a guerra eletrônica, bem como, em geral, ter que operar de forma simultânea em ambientes de ameaças assimétricas e híbridas. O tempo e a qualidade das informações são essenciais ao enfrentar essa nova gama de ameaças imprevisíveis e simultâneas. O NS50 fornece tempo máximo no alvo para que as forças avaliem a ameaça e tomem contramedidas enquanto, ao mesmo tempo, entendem o que está ao seu redor para salvaguardar o navio e proteger suas próprias forças aliadas.

O NS50 oferece detecção aérea e de superfície, desempenho de rastreamento e classificação, fornecendo informações de alvos 4D altamente precisas, necessárias para aquisição rápida por sistemas de mísseis superfície-ar de curto alcance “fire and forget”, bem como controle de fogo de artilharia embarcada contra alvos de superfície. Ele pode se defender contra Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT – UAV), objetos de baixa velocidade, alvos de superfície e combinado com sistema de armas de pequeno a médio calibre.

Um sensor totalmente definido por software, o NS50 apresenta uma arquitetura de hardware modular tornando-o igualmente adequado para embarcações de combate, OPV, MCMV, navios auxiliares e várias outras plataformas, oferecendo a flexibilidade e a variedade de recursos, semelhantes aos que equipam navios de maior porte. Seu design totalmente digital implica que as atualizações são possíveis a qualquer momento e em qualquer lugar, e que as modificações do software são simples para integrar novos recursos. O NS50 atende aos requisitos de segurança cibernética de hoje.

O NS50 faz parte da família de radares NS já em operação na Marinha Real da Holanda, proporcionando maior consciência situacional e contribuindo para a estabilidade regional em várias partes do mundo.

FONTE: Thales

Sair da versão mobile