Novo porta-aviões da China segue para o sul




Por Andrew Tate

O segundo porta-aviões que deve entrar em serviço com a Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLAN) chegou à base naval de Sanya-Yulin, na ilha de Hainan, no sul do país, em 19 de novembro, tendo deixado o estaleiro em Dalian, onde foi construído, cinco dias antes.

Imagens comerciais de satélite do porta aviões em Sanya mostram que sete aeronaves de combate J-15 e três helicópteros estavam no convés do navio, o que alimentou ainda mais especulações de que o comissionamento do porta aviões é iminente e que entrará em serviço com as forças navais do teatro do Comando sul.

Os últimos avanços ocorreram depois que o jornal estatal Global Times informou que o porta aviões iniciaria sua nona fase de testes no mar, o que poderia incluir o embarque de aeronaves. O jornal publicou vários relatórios sobre o trânsito do navio de norte a sul, destacando sua passagem pelo estreito de Taiwan a caminho de Hainan.

O primeiro porta aviões da China, o Liaoning, fez um trânsito semelhante em novembro de 2013, mas voltou para o norte após uma breve parada em Sanya. O site de notícias estatal cnr.cn confirmou em 15 de novembro que o segundo navio de reabastecimento rápido Type 901, Chaganhu, que foi construído para apoiar GTs de porta aviões, foi designado para a Marinha de Comando do Southern Theatre, reforçando a probabilidade de que o segundo porta aviões seja baseado em Hainan.

Por muitos anos, a principal base naval da Frota do Mar do Sul e a sede da Frota estão em Zhanjiang, mas o número de navios e submarinos com base em Hainan parece estar aumentando. Se o segundo porta aviões do PLAN for portada em Hainan e potencialmente mais transportadoras no futuro, haverá uma necessidade crescente de instalações de manutenção e engenharia e há sinais de que essa infraestrutura está em construção.

FONTE: Jane’s

Sair da versão mobile