A Marinha do Exército de Libertação Popular da China testou com sucesso sua próxima geração de míssil balístico lançado por submarinos em 2 de junho.
De acordo com vários relatos da mídia, a Marinha chinesa lançou um novo míssil balístico por submarino (SLBM), supostamente JL-3, na Baía de Bohai, perto da península de Shandong, às 4 horas e 28 minutos da manhã de 2 de junho de 2019.
New Chinese submarine-launched ballistic missile spotted on test in the Bohai Bayhttps://t.co/9DB5K6JfGX pic.twitter.com/O3UEx1ZxnH
— Defence blog (@Defence_blog) 2 de junho de 2019
Testes do novo SLBM chinês foram vistos por várias testemunhas e pescadores.
O míssil de terceira geração JL-3 de combustível sólido, deve ser usado para equipar submarinos de mísseis nucleares da próxima geração, tem alcance intercontinental (de 12 a 14 mil km) e é capaz de transportar até dez ogivas independentes.
Anteriormente, a Administração de Segurança Marítima da Província de Liaoning emitiu um alerta de navegação sobre o fechamento da zona marítima para “exercícios militares” na área da Baía de Bohai em 2 de junho de 2019.
De acordo com a Jane’s Missiles & Rockets, o SLBM JL-3 destina-se a armar a nova geração de submarinos de mísseis balísticos tipo 096 (SSBN), o primeiro dos quais deverá entrar em serviço no final dos anos 2020.
A série JL ou Julang – que significa “grande onda” em chinês – são mísseis balísticos intercontinentais projetados para os submarinos nucleares da China, como parte da estratégia do Exército de Libertação do Povo para ampliar as capacidades de dissuasão nuclear do país de terra para o mar.
FONTE: Defence blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN