A Marinha das Filipinas (PN) informou, em 30.12, que os mísseis superfície-ar e superfície-superfície das novas Fragatas BRP Jose Rizal (FF-150) e BRP Antonio Luna (FF-151), estão programados para entrega em outubro desse ano e no primeiro trimestre de 2022, respectivamente.
“A entrega do míssil superfície-ar será em outubro de 2021 e, em março de 2022, será o míssil superfície-superfície”, disse a Chefe da Comunicação Social da PN, Capitão de Corveta Maria Christina Roxas, em uma mensagem sobre as atualizações sobre a aquisição de armas primárias das duas FFG (Guided-Missile Frigate).
A CC Roxas disse que o projeto de mísseis superfície-superfície está sob “Frigate Acquisition Lot 2A” e que o fabricante sul-coreano LIG Nex 1, entregará os mísseis C-Star, descrito como um “míssil de cruzeiro antinavio sea-skimming”.
Enquanto isso, o projeto de míssil superfície-ar está sob o “Frigate Acquisition Lot 2B” e foi concedido à MBDA – França, que entregará os mísseis antiaéreos Mistral 3.
A BRP Jose Rizal e a BRP Antonio Luna são modernos navios de guerra com capacidade de guerra de superfície, guerra antissubmarino, antiaérea e de guerra eletrônica, empregando sensores de última geração, mísseis de longo alcance, torpedos acústicos guiados e um helicóptero orgânico AW159 Wildcat .
A BRP Jose Rizal foi entregue às Filipinas em maio e comissionado em julho do ano passado, enquanto que a BRP Antonio Luna deverá ser entregue à PN em fevereiro desse ano.