A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) entrou numa nova era em que sua missão é “espalhar a estabilidade” para outras nações, ainda que elas não façam parte da aliança, segundo sugeriu o secretário-geral Jens Stoltenberg nesta sexta-feira (23).
“A OTAN entrou na sua terceira idade: [Ela] deve espalhar a estabilidade para além das fronteiras e garantir a segurança em casa”, disse Stoltenberg, em comentários proferidos na Escola de Governo Kennedy da Universidade de Harvard, de acordo com tweets que acompanham o evento.
Stoltenberg, que já atuou como primeiro-ministro da Dinamarca, não especificou nenhuma condição ou limitação geográfica sobre os termos ou países em que a Aliança poderia vir a intervir no futuro.
No entanto, desde o fim da Guerra Fria, a OTAN bombardeou a Sérvia em 1998, para forçá-la a se retirar do Kosovo; ofereceu apoio aéreo a forças na Líbia em 2011, que derrubaram e assassinaram o líder nacional Muammar Kadhafi, e agora oferece cada vez mais apoio e treinamento para a Ucrânia e a Geórgia, alegando uma suposta “ameaça russa” na região.
FONTE:Tudonumclick