Por Xavier Vavasseur
Luca Peruzzi contribuiu para este artigo e esteve no local, no Golfo de La Spezia, junto com o fotógrafo de navios italiano Giorgio Arra.
Um novo marco importante no programa de renovação e fortalecimento da frota das Forças Navais do Qatar Emiri (QENF) foi alcançado pelo grupo de construção naval Fincantieri em 18 de novembro, quando o primeiro da classe (FoC) “Al Zubarah” (F 101) a corveta multifuncional conduziu o primeiro embarque do estaleiro Muggiano da Fincantieri, onde o navio foi construído.
Este evento segue o lançamento do primeiro da classe Musherib OPV (Q 61) em setembro passado. A corveta multifuncional FoC (com foco na defesa aérea) deve ser entregue em 2021, enquanto a FoC OPV seguirá em 2022, de acordo com Fincantieri. Este último está trabalhando duro para mitigar a desaceleração da produção causada pelo período de bloqueio nacional no primeiro semestre do primeiro ano e as restrições decorrentes da pandemia.
Embora tenhamos escrito recentemente sobre o navio, o primeiro embarque da corveta Al Zubarah nos permitiu, pela primeira vez, dar uma olhada no design e nas capacidades do navio. Devido à pandemia e às restrições relacionadas, o novo navio de guerra foi lançado em fevereiro passado com uma cerimônia privada e apenas algumas imagens oficiais foram divulgadas desde a primeira cerimônia de corte de aço em julho de 2018 e o lançamento do trabalho em doca seca em novembro de 2018.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News