Em 12 de novembro, a Marinha do Paquistão comissionou a sua nova Corveta PNS Tabuk (Damen OPV 1900) no porto de Constanta, na Romênia.
O novo navio faz parte de um pedido de duas unidades encomendadas junto a Damen, assinado pelo Ministério da Defesa do Paquistão em 2017. Ambos os navios foram construídos nos Estaleiros Damen Galati, na Romênia.
A primeira unidade, batizada de PNS Yarmook, juntou-se à frota da Marinha do Paquistão em fevereiro deste ano.
A PNS Tabuk é uma plataforma multimissão altamente adaptável, capaz de realizar uma ampla gama de operações em um ambiente marítimo complexo. Ela é capaz de operar um helicóptero e um UAV, bem como duas RHIB simultaneamente.
Durante o comissionamento, transmitido online, alguns aspectos foram abordados pelo comandante da PNS Tabuk, o Capitão Muhammad Umair, que reconheceu a competência profissional da Damen durante o projeto e expressou confiança na cooperação futura.
Para o diretor administrativo da Damen Shipyards Galati, Flemming Sorensen, a “Damen está envolvida em muitos projetos no Paquistão desde 1986 e que a Damen está muito orgulhosa desta cooperação duradoura e confiável”. Ele ainda destacou que o sucesso do projeto foi fruto de uma estreita cooperação entre todos os envolvidos. “Tal conquista só é possível com boa coordenação, mão de obra habilidosa, excelente trabalho em equipe e boa cooperação entre todas as partes envolvidas. Apesar dos desafios sem precedentes da pandemia, as equipes de projeto paquistanesa, romena e holandesa, conseguiram com perseverança, continuar seu trabalho até a conclusão bem sucedida”.
A Damen continuará fornecendo suporte à PNS Tabuk, durante seu período de serviço ativo.
O estaleiro da Damen em Galati construiu mais de 40 embarcações para o segmento de defesa e segurança, incluindo as últimas sete complexas embarcações navais da Real Marinha da Holanda e o navio de patrulha offshore “Stefan cel Mare”, Capitânia da Polícia de Fronteira romena.
FONTE E FOTOS: Damen