Por Guilherme Wiltgen
Complementando as informações publicadas pelo Defesa Aérea & Naval sobre o retorno do Navio Doca Multipropósito Bahia (G40) ao mar, após realizar inspeção de segurança e experiência de máquinas no cais e no mar, o Bahia iniciou a sua Inspeção Operativa, conduzida pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), com a execução da Verificação de Chegada, ainda com o Navio atracado, entre os dias 06 e 08 de agosto.
O NDM Bahia suspendeu da Base Naval da Ilhas das Cobras, em 15 de agosto, encontrando-se no final da Fase I de adestramento, que foi iniciada durante o Período de Manutenção Geral (PMG) do navio.
O NDM Bahia foi submetido à Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) dinâmica, nos dias 2 e 3 de agosto, alcançando condições satisfatórias para Nível de Operações III, estando apto a operar com aeronaves sob condições meteorológicas de voo visual no período diurno.
Ao término da Inspeção Operativa o NDM Bahia vai entrar na Fase III de adestramento, e estará em plena capacidade de operação com os meios da Esquadra.