NDD ‘Ceará’ (G-30) realiza Vistoria de Segurança de Aviação

NDD-Ceará-G-30

No dia 9 de setembro, foi realizada uma Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) a bordo do Navio de Desembarque Doca (NDD) “Ceará”. A VSA foi conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície, com o propósito de verificar o grau de segurança na condução de operações aéreas com aeronaves de asa rotativa.

Na ocasião, uma aeronave UH-12 “Esquilo” do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realizou o primeiro pouso no convoo do navio, após um período de cerca de sete anos de imobilização, marcando o reinício das operações aéreas no “JACARÉ DA ESQUADRA”. Foram realizados exercícios de crache no convoo, briefings para eventos com aeronaves, circuitos de aproximação com pouso e peação da aeronave, fainas de PICK-UP e VERTREP, bem como a qualificação de pilotos a bordo.

O NDD “Ceará” está homologado para operar com todos os modelos de aeronaves de asas rotativas da Marinha do Brasil e seu convés de voo permite o transporte de até três aeronaves de grande porte, tais como o “Super Cougar” (UH-15) e o “Seahawk” (MH-16), acentuando o grande potencial de emprego operativo do navio e alçando-o a uma nova dimensão no cumprimento de tarefas típicas da Guerra Naval.

Sair da versão mobile