O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Sabóia” retornará ao Rio de Janeiro no dia 04 de dezembro, após quase dois meses de viagem participando da Comissão Haiti XXII.
A missão precípua foi a de transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, a fim de contribuir com o esforço logístico, em apoio ao contingente brasileiro da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH).
Desde 2004, quando chegou o primeiro contingente de tropas brasileiras no Haiti, navios da Marinha realizam viagens de Apoio Logístico de fundamental importância à continuidade das operações de paz desenvolvidas naquele País.
Durante sua travessia de regresso, aportou em Paramaribo (Suriname) para desembarcar duas viaturas blindadas Urutus do Exército Surinamês, que foram inteiramente reformadas no Brasil sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. Tal iniciativa faz parte de um acordo bilateral entre o Brasil e o Suriname e reforça o interesse brasileiro em ampliar as oportunidades de cooperação militar com os países do cone norte, considerados parceiros importantes na construção de uma comunidade de segurança na América do Sul.
Além do destino principal, Porto Príncipe, e Paramaribo o navio aportou, por motivos logísticos, no porto de Natal (Brasil), em San Juan (Porto Rico) e em Fortaleza (Brasil).
A chegada do navio está programada para o dia 04 de dezembro na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 08 horas.
FONTE: Comando da Força de Superfície