No período de 5 a 29 de junho, Marinha, Exército, Força Aérea e demais órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais atuarão, coordenadamente, na cidade do Rio de Janeiro e respectiva região metropolitana, a fim de prover a segurança dos Chefes de Estado e de Governo e das delegações que participam da Conferência.
Durante a Rio+20 serão empregados, no mar, três Fragatas, uma Corveta, cinco Navios-Patrulha, dois Avisos de Instrução, dois Avisos de Patrulha, quatro Lanchas de Apoio ao Ensino e Patrulha e 14 embarcações pneumáticas. Além dessas embarcações, serão utilizados, pela Marinha, seis helicópteros dos esquadrões HU-1, HU-2 e HA-1.
Em terra, a Marinha do Brasil empregará um contingente aproximado de 2.200 fuzileiros navais, que irão garantir a segurança das autoridades e delegações ao longo dos itinerários e nos locais sob responsabilidade da Força. No total, serão mobilizados 3.200 militares da Força.
Além de desempenharem atividades relacionadas a segurança da Rio +20, os navios e embarcações realizam ações de Inspeção Naval, a fim de promover a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar.
NOTA do EDITOR: Nestas fotos feitas pelo Defesa Aérea & Naval, podemos observar a Fragata Greenhalgh (F 46) realizando patrulha naval no dia 11.06, antes de participar da Passex com a Marinha francesa e a Fragata Bosísio, no início desta manhã (14.06), patrulhando as praias da zona sul do Rio.