Em cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, em 13 de abril, o Navio-Patrulha (NPa) Macaé (P 70), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, recebeu os prêmios de “Navio de Socorro do Ano” e “Navio de Socorro Distrital”, atracado na Doca “11 de Junho”, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
A distinção exalta o mérito dos navios de socorro e salvamento que mais se destacaram no cumprimento de tarefas dessa natureza no mar ou em águas interiores. Em 2020, o NPa Macaé alcançou a marca de 303,4 pontos, obtendo a primeira colocação nacional entre todos os Navios da Marinha do Brasil (MB). A pontuação obtida refere-se à quantidade de dias como Navio de Serviço Distrital e número de dias no mar, executando ações de busca e salvamento.
Durante a premiação, o Comandante de Operações Navais destacou o empenho do Comandante e da tripulação do NPa Macaé, cujo resultado se reflete na pontuação atingida, e enfatizou a atuação da Marinha na salvaguarda da vida humana no mar e no combate aos crimes transfronteiriços.
Os prêmios são concedidos, anualmente, pelo Comando de Operações Navais, aos navios que totalizarem o maior número de pontos entre os navios de socorro e salvamento da Marinha.
A operação de socorro, que emprega os recursos disponíveis na prestação de auxílio a pessoas em perigo no mar, é uma atribuiçãoda MB nas Águas Jurisdicionais Brasileiras e na área de alto-mar estabelecida em convênios internacionais. Já a operação de salvamento é a que contribui para restituir as condições operativas aos navios, aeronaves e instalações diversas, quando avariados no mar.
Todos os protocolos sanitários recomendados para o combate à Covid-19 foram cumpridos durante a cerimônia.
FONTE: CCSM