O Navio Mercante (NM) “Germania”, uma das embarcações utilizadas na maior operação logística já realizada no Continente Antártico pela Marinha do Brasil, atracou no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, no dia 26 de março, com os escombros e os equipamentos danificados da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Além do material avariado, o navio trouxe também para o Brasil tratores, escavadeiras, botes e empilhadeiras para passarem por manutenção.
Todo o escombro retirado do navio será transportado para a Base de Abastecimento da Marinha, onde tudo vai ser acondicionado, até a destinação adequada dos mesmos. O ajudante do encarregado da logística do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), Capitão-de-Corveta (IM) Yuri, ressaltou como se dará a conclusão da etapa de desmontagem da antiga estação. “O escombro de aço deve ser vendido em leilão, depois de feita a licitação. Já o escombro de cinza (parte que requer maior cuidado para evitar contaminação) precisa ser entregue a uma empresa especializada. Foi uma vitória trazer o navio de volta para o Rio sem nenhum acidente. O impacto ambiental foi contido e, em nenhum momento, as pesquisas científicas foram interrompidas”.
O Comandante do Navio Mercante “Germania”, Capitão de Longo Curso Andrey Kirillov, disse que gostou de ter feito parceria com a Marinha do Brasil, porque conviveu com pessoas alegres, simpáticas e que trabalham pesado. Além disso, destacou que toda a expectativa criada em relação ao transporte dos escombros foi correspondida sem a ocorrência de problemas.