Navio-hospital da Marinha atendeu mais de 8 mil pessoas no Vale do Juruá, interior do Acre

NAsH Doutor Montenegro (U 16)

Por Gledisson Albano, Jornal do Acre 1ª Edição

Em pouco mais de um mês, o navio de assistência hospitalar NAsH Doutor Montenegro (U 16) atendeu mais de 8 mil moradores das cidades do Vale do Juruá, no interior do Acre.

Os atendimentos médicos e odontológicos começaram no final do mês de março e a previsão inicial era de atender ao menos seis mil pessoas, mas a quantidade de atendimentos já superou as expectativas. A equipe informou que deve partir da região nesta segunda-feira (10), mas vai depender das condições de navegação, uma vez o rio está com o nível muito baixo.

Cerca de 22 profissionais de saúde compõem a equipe de saúde. Nos últimos dias, o atendimento está sendo oferecido a moradores dos bairros periféricos de Cruzeiro do Sul. Salas de aulas da Escola Maria Lima, no bairro do Remanso, se transformaram em consultórios.

A moradora Ildenir Freitas conta que aguardava por um procedimento cirúrgico há anos e com o atendimento dos profissionais da Marinha, conseguiu resolver o problema.

“Agradeço, porque há cinco anos que tenho um problema de cisto, paguei exames e os exames e não resolveram meu problema. Sou muito grata por estar aqui hoje. Graças a Deus e a essa equipe maravilhosa que me atendeu super bem e meu problema foi resolvido”, afirmou.

Cosma Silva de Souza, que é moradora do Bairro Miritizal, também foi atendida e, com a facilidade, resolveu retornar com a irmã que também precisa de atendimento médico.

“Essa vinda da Marinha para cá a população já aguarda com muita ansiedade, porque faz uma diferença muito grande. Estamos vivendo hoje essa pandemia e essa vinda tem uma grande importância. Eu estava procurando por um procedimento há muito tempo com ginecologista e agora consegui.”

A dona de casa Claudiene levou dois dos sete filhos para receber atendimento médico e odontológico. “Vim com meus filhos para dentista e para médico. Foi um atendimento muito bom, estão aqui para nos atender e além de tudo ainda tem o medicamento, que a gente leva.”

Por conta da pandemia, a programação aconteceu de forma diferente este ano. Para não causar aglomerações no interior do navio, as equipes de saúde da Marinha, em parceria com o município, foram até as comunidades.

O navio dispõe de uma equipe de 22 profissionais de saúde, distribuídos na área médica, odontológica, auxiliar de enfermagem, farmacêutica.

“Desde então, a gente atendeu cerca de 18 comunidades da zona rural, algumas comunidades ribeirinhas e não só aqui em Cruzeiro do Sul, mas também no município de Rodrigues Alves. Até o momento, temos cerca de 8 mil atendimentos. Temos especialistas como ginecologista, radiologista, pediatra. Então, tem sido um tempo bom de atendimento aqui para a população, principalmente de Cruzeiro do Sul”, disse o comandante do navio, Fábio Laprovita.

FONTE: G1

Sair da versão mobile