O navio-escola Sagres zarpou hoje de Lisboa para uma jornada de 371 dias que será uma reedição da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, efetuada há 500 anos, anunciou na quinta-feira a Marinha Portuguesa.
Durante a viagem, enquadrada no programa das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães, o navio vai passar por 22 portos de 19 países, estando previsto que visite 12 cidades da rede Mundial de Cidades Magalhânicas, estima a Marinha.
O navio-escola Sagres fará também escala em Tóquio, durante os Jogos Olímpicos, para ser a casa de Portugal durante a competição, à semelhança do que já aconteceu na Rio2016.
Na apresentação da viagem, em meados de dezembro, o comandante do navio-escola, Maurício Camilo, assinalou que esta “é a maior viagem, em duração e em distância, dos 82 anos de história do navio, e vai ter também a maior tirada da história do navio, que serão 32 dias navegando entre o Taiti e Punta Arenas”.
Durante a viagem, o NRP Sagres vai participar também nas comemorações da Descoberta do Estreito de Magalhães, em Punta Arenas (Chile) e vai efetuar navegação conjunta com o navio-escola espanhol Juan Sebastian Elcano.