No último dia 15 de abril de 2024, o estaleiro Naval Group posicionou a quilha do primeiro bloco da 3ª Fragata de Defesa e Intervenção (FDI) da Marinha da Grécia (Hellenic Ship – HS), em Lorient. Esta etapa é um marco simbólico no programa FDI para a Marinha da Grécia, pois marca o início do processo de montagem do terceiro navio.
O evento demonstra a grande conquista que ilustra a cooperação industrial forte e de longo prazo entre a França e a Grécia. Como exemplo, o estaleiro SALAMIS entregou em fevereiro, vários blocos de casco pré-ajustados, construídos na Grécia, na Ilha Salamina, através de uma transferência abrangente de tecnologia fornecida pelo Naval Group.
Esses blocos estão sendo processados para serem montados em Lorient com os outros blocos da Fragata HS Formion.
O programa HN FDI está avançando
A Fragata HS Kimon foi lançada em outubro de 2023, seu PSIM (Panoramic Sensor & Intelligence Module), foi instalado em novembro e os testes de porto começaram no início de março, com o sistema de distribuição elétrica Power-Up do navio.
O CMS foi ligado a bordo no final de março, com a versão mais recente com muitos recursos específicos da Marinha da Grécia. Os 2 primeiros sistemas de lançamento vertical A50 – Sylver® para o míssil Aster 30 foram instalados no início de abril.
A segunda metade de 2024 se concentrará em marcos muito importantes com o ínicio dos testes de mar da Fragata HS Kimon e o lançamento da HS Nearchos.
O PSIM da HS Nearchos foi transferido para sua área de teste de costa por um período de teste de 5 meses, onde serão realizadas a configuração de muitos sistemas do PSIM. O PSIM será instalado a bordo do HS Nearchos alguns dias após o lançamento da fragata.
O PSIM da HS Formion está sendo pré-montado. A instalação dos equipamentos começará em breve. O último bloco do casco está em construção no estaleiro SALAMIS e será entregue em julho.
As três fragatas serão entregues em 2025 e 2026.
FDI, a primeira Fragata Digital
As Fragatas da Marinha da Grécia são navios de guerra de Águas Azuis da classe de 4.500 toneladas. Um navio multiuso e resiliente, ele apresenta capacidades de alto nível em todos os domínios de combate naval: antinavio, antiaéreo, antisubmarino, projeção com forças especiais e capacidades únicas contra ameaças assimétricas. O navio se beneficia das mais recentes inovações da Thales em radar, sonar e guerra eletrônica.
A Fragata é fortemente armada com mísseis antinavio MBDA Exocet MM40 B3C e mísseis antiaéreos Aster, CIWS RAM, torpedos antisubmarinos MU90 e um canhão de 76mm. A Fragata possui a capacidade de embarcar e operar simultaneamente um Helicóptero e um veículo aéreo autônomo (UAV).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN