No dia 1º de fevereiro de 2021, Jean Gauthier assumiu o comando do programa de transformação do Naval Group. Este programa estabelece o objetivo quinquenal do grupo de atingir os padrões esperados pelos clientes da empresa: ser a referência em aplicações navais e sistemas de defesa, especialmente em termos de saúde, segurança e meio ambiente, qualidade de entrega e satisfação do cliente.
O programa de transformação “Naval 2025” é baseado em quatro pilares: crescimento, desempenho, inovação e talento. Esses quatro pilares formam a espinha dorsal dos roteiros, tanto no nível da empresa quanto dentro de cada um de seus sites e entidades.
Jean Gauthier passa a ser responsável por garantir a gestão global deste programa, e disse que “O ambiente operacional e competitivo exige que o Naval Group tenha um desempenho perfeito em todas as suas atividades para servir aos clientes. Tenho orgulho de liderar o programa de transformação Naval 2025, que impulsionará a empresa. Sei que posso contar com as habilidades e o compromisso de toda a nossa equipe na França, e internacionalmente, para alcançar nossas ambições”.
Biografia de Jean Gauthier
Jean Gauthier, 48 anos, tem 25 anos de experiência no Naval Group. Depois de se formar na ENSTA Bretagne, ele ingressou no Naval Group em 1996 como engenheiro de sistemas de segurança de mergulho. Jean Gauthier ocupou vários cargos como arquiteto de submarinos, antes de iniciar uma abordagem voltada para o futuro e imaginar os primeiros submarinos conceitos, os SMX® 21, 22 e 23. Em 2004, lançou o programa da terceira geração SSBN, para o qual foi o arquiteto geral, de 2004 a 2008, e novamente de 2014 a 2016. Nesse ínterim, ele estava encarregado do suporte em serviço dos submarinos de ataque com propulsão nuclear (SSN) em Toulon.
Em 2017, foi nomeado diretor de P&D e inovação. Na área Técnica e Inovação, ele reformulou o processo de gestão de P&D para garantir que seu trabalho atendesse às expectativas do cliente e aos desafios estratégicos do grupo. Ao mesmo tempo, ele liderou a implementação de uma estratégia de inovação colaborativa e aberta que promove ciclos de inovação e o surgimento de inovações. A criação do Polo Naval de Inovação, inaugurado em 2018, é uma conquista significativa.
Após o incêndio do SNA Perle, em 2020, ele foi nomeado arquiteto geral para a Operação Perle e liderou os especialistas do grupo na definição da solução de reparo proposta ao Ministério da Defesa.