Por Guilherme Wiltgen
O ARA Contra Almirante Cordero foi lançado nessa terça-feira (21) no site de Concarneau do Naval Group.
Em um contrato assinado pelo estaleiro francês com a Argentina em 2018, previa a entrega do OPV L’Adroit, após um Período de Manutenção Geral (PMG), e a construção de mais três navios novos que foram batizados como:
ARA Bouchard (51)
ARA Piedrabuena (52)
ARA Storni (53)
ARA Cordero (54)
Os OPV argentinos se beneficiam das inovações oferecidas pelo Naval Group e testadas pela Marinha Francesa, que operou a L’Adroit, hoje ARA Bouchard, por seis anos.
Estas embarcações também se beneficiam da experiência do Naval Group em sistemas de informação e comando, permitindo uma ampla vigilância do espaço marítimo e a detecção de comportamentos suspeitos. Para isso, os navios estão equipados com o sistema de missão Polaris® e o link de dados táticos NiDl®.
Esses OPV vão prover à ARA uma grande capacidade de patrulha, podendo ser empregado na sua Zona Exclusiva Econômica (ZEE), protegendo suas águas jurisdicionais da pesca ilegal e contra outros ilícitos, além de poder empregar Forças Especiais.
Os OPV da Classe Bouchard possuem 87m de comprimento, deslocam 1.450 Ton., possuem um canhão de 20mm na proa e duas metralhadoras .50. Na popa, pode transportar dois RHIB (Rigid-Hulled Inflatable Boat).
O convoo tem capacidade de operar com helicópteros de médio porte (até 10 Ton.), o hangar tem capacidade para um helicóptero de 5 ton, com capacidade de executar serviços de manutenção nesta aeronave.
O OPV-87 da Naval Group também pode operar com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP).