No dia 1 ° de outubro foi lançado no estaleiro Concarneau, na Bretanha, o segundo dos quatro navios-patrulha offshore (OPV) encomendados pela Argentina ao Grupo Naval. Após a chegada do ARA Bouchard na Argentina em fevereiro de 2020, o segundo OPV foi lançado na quinta-feira, 1 de outubro de 2020 em Concarneau.
Apesar da situação de saúde, esta operação ocorreu dois meses antes do prazo contratual. Os próximos dois navios serão construídos em Lanester pela Kership, subsidiária do Naval Group e da Piriou.
Assinado em 22 de junho de 2018 em Buenos Aires, o contrato de entrega de quatro navios multi-missão de patrulha oceânica para a Marinha Argentina entrou em vigor em 13 de fevereiro de 2019. Este contrato cobre a entrega do L’Adroit, embarcação comissionada no final de 2011 e usado pela Marinha Francesa que foi modernizada para se tornar o ARA Bouchard, bem como a construção de três novas unidades que beneficiam de um design adaptado (conhecido como OPV 87).
Os três novos navios estão especialmente adaptados para navegar nas águas geladas do Oceano Antártico, graças a um reforço de sua estrutura. O Naval Group é o contratante principal, responsável pela gestão do programa e pelo relacionamento com o cliente argentino, pelo trabalho de desenho geral da embarcação armada, bem como por todos os estudos, desenvolvimento e integração do sistema de combate Polaris.
Mais de 100 profissionais estão totalmente dedicados ao sucesso deste programa. Este é um passo importante para o Naval Group, visto que esta embarcação é o primeira OPV construído para exportação. “Este projeto é motivo de grande orgulho para as equipes do Naval Group. Estamos orgulhosos da frutífera colaboração com Piriou. Este OPV atende a todas as expectativas da Marinha Argentina. Seu desenho foi especialmente adaptado para a navegação no Oceano Antártico”, explicou Olivier Michel, vice-presidente do departamento de comércio internacional do Naval Group para a América Latina.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NAVAL GROUP