Nesta segunda-feira, 7 de novembro, a primeira fragata de defesa e intervenção (FDI), ordenada pela Agência de Compras de Defesa Francesa (DGA) e destinada à Marinha Francesa foi lançada em Lorient. Batizada Amiral Ronarc’h, esta fragata será entregue em 2024.
A cerimônia ocorreu na presença de Sébastien Lecornu, ministro francês das Forças Armadas, e seu colega grego, Nikolaos Panagiotopoulos. Durante a cerimônia, Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group, disse: “Estamos orgulhosos de estar aqui hoje para marcar esse novo marco na produção industrial da primeira fragata de defesa e intervenção para a Marinha francesa. Esses navios da última geração reúnem o melhor do know-how naval francês. As marinhas operando-as com benefícios de um navio resiliente de alto desempenho, capaz de lidar com ameaças que estão em constante evolução, graças em particular ao uso das tecnologias digitais mais modernas. O Naval Group continua comprometido em oferecer a seus clientes o melhor de seu know-how, a serviço de sua soberania.”
Os primeiros ensaios do mar começarão em 2023 e o navio será entregue em 2024. Os quatro navios restantes da série serão entregues até 2030. Durante esse período, o Naval Group também produzirá três fragatas FDI para a Marinha da Grécia, com um quarto atualmente planejado como uma opção.
Um desempenho industrial local e nacional
Graças aos investimentos feitos pelo Naval Group, Lorient possui uma infraestrutura industrial moderna que permite enfrentar os desafios técnicos e tecnológicos de projetar e construir navios navais em série. Graças a esta organização industrial que otimiza os tempos de construção, o Naval Group é capaz de entregar dois navios por ano em seu local lacial de 2025.
Para entregar essas fragatas com o desempenho militar necessário, o Nava Group mobiliza uma ampla gama de habilidades. Alguns deles são muito específicos e raros e geralmente são o resultado de uma aquisição longa ou até muito longa: carpinteiro de chapas de metal, formador-forte, soldador de casco, ajustador de tubos …
Para garantir a sustentabilidade dessas habilidades de ponta a serviço dos programas navais, o Naval Group promove o recrutamento de jovens talentos e recrutou quase 500 estudantes e mais de 1.500 novos funcionários desde o início do ano.
O programa FDI reforça a liderança tecnológica da base industrial naval francesa. O programa apóia o emprego na indústria de construção naval em toda a França e, mais particularmente, em Lorient. No Naval Group, mais de 1.200 pessoas estão trabalhando em tempo integral no Programa com mais de 400 subcontratados. O programa FDI envolve um grande número de parceiros franceses e gregos, incluindo Thales e MBDA.
Fragata FDI, inovadora, 100% digital e cibernética e multifuncional
Saiba mais sobre ela clicando AQUI!
Características técnicas:
Deslocamento: 4.500 toneladas de classe;
Comprimento: 122 metros;
Boca: 18 metros;
Velocidade Máx: 27 nós;
Autonomia: 45 dias;
Acomodação: tripulação de 125 pessoas + 28 passageiros.