Naval Group e Fincantieri iniciam as atividades da Joint Venture ‘NAVIRIS’




A Naviris, uma joint venture de propriedade 50/50 da Fincantieri e do Naval Group, assinou seu primeiro contrato de pesquisa e desenvolvimento com a OCCAR, a organização europeia de cooperação conjunta de armamentos. A Naviris, como contratada principal, coordenará as atividades técnicas gerenciadas pela Fincantieri e pelo Naval Group e será proprietária da propriedade intelectual de todos os resultados da pesquisa.

O programa de pesquisa e desenvolvimento da Naviris é a pedra angular de uma cooperação de longo prazo entre Fincantieri e o Naval Group, Claude Centofanti, CEO da Naviris, declarou: “Estamos muito satisfeitos que a OCCAR confiou em nós para participar do programa franco-italiano de pesquisa e desenvolvimento. Este contrato é o primeiro passo de projetos europeus mais importantes, relacionados não apenas a atividades de pesquisa conjunta, mas também à atualização do processo de design e produção dos navios destinados à França, Itália e suas exportações.

Enrico Bonetti, Naviris Ch. Operational Officer Adm. – Matteo Bisceglia, OCCAR Diretor Claude Centofanti – Naviris Ch. Executive Officer

Nós estamos entusiasmados em lançar as atividades de uma colaboração tão promissora: a joint-venture Naviris contribuirá cada vez mais para promover a inovação e a liderança europeia”.

Pierre-Eric Pommellet, CEO do Naval Group, declarou: “Estou muito orgulhoso do início das atividades da Naviris. Graças à França, Itália e OCCAR, nossa joint venture pode lançar um programa de pesquisa e desenvolvimento muito ambicioso para os próximos três anos e meio. As extraordinárias habilidades e experiência do Fincantieri e do Naval Group contribuirão para a vantagem tecnológica de longo prazo de nossos navios. Essa dinâmica sustentará a recuperação econômica de nossos países, Itália e França, após o Covid-19 e contribuirá para aumentar a superioridade da Marinha.

Este programa de pesquisa e desenvolvimento é o primeiro de muitos outros que estão por vir. Além dos projetos de pesquisa, as atividades da Naviris em breve abrangerão iniciativas adicionais, como a atualização de meia-vida das fragatas Horizon”.

Fragata Forbin da classe Horizon

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, disse: “Hoje, congratulamo-nos com o início de um dos projetos mais importantes em que trabalhamos nos últimos anos. Acreditamos há muito tempo que a consolidação da indústria naval européia representa um dos meios fundamentais, se não o principal em termos de massa crítica e sinergias, para permitir que nosso continente não fique à margem e, em vez disso, desempenhe um papel central na os próximos desafios em todo o mundo”. Bono concluiu: “Por esses motivos, agradecemos aos governos de nossos dois países por compartilharem a visão comum e apoiarem a aliança entre o Naval Group e Fincantieri, que marcará o futuro de nosso setor”.

Este programa de pesquisa e desenvolvimento da Naviris abrange cinco projetos diferentes, todos com o objetivo de melhorar o desempenho dos navios do Fincantieri e do Grupo Naval. Este programa de pesquisa e desenvolvimento visa melhorar o desempenho dos navios do Grupo Naval e do Fincantieri. O programa de pesquisa e desenvolvimento está dividido em cinco projetos diferentes:

1) Navio digital. Este projeto desenvolverá recursos de simulação de navio de guerra em todo o ciclo de vida do navio, a fim de melhorar a avaliação do desempenho do produto, reduzindo a necessidade de testes reais e otimizar o uso da Engenharia Assistida por Computador para aprimorar a definição do projeto (Hidrodinâmica, Aerodinâmica) e enviar diariamente operações de bordo (através da abordagem integrada do Digital Twin Concept);

Exemplo meramente ilustrativo – European Patrol Corvette

2) Otimização do consumo de energia. Este projeto identificará novas arquiteturas e equipamentos úteis para melhorar a eficiência global da rede elétrica e monitorar o consumo elétrico a bordo dos navios de superfície;

3) Células a combustível para navios de superfície. Este projeto desenvolverá um sistema de célula de combustível modular (FCS) adequado para aplicações marítimas, capaz de ser totalmente integrado a bordo de navios de superfície;

4) Logística do futuro. Este projeto aumentará a competitividade da construção naval, desenvolvendo soluções capazes de aumentar a eficiência e a eficácia da produção e reduzir custos durante todo o ciclo de vida do produto; fornecimento de novas ferramentas para fins de inspeção e manutenção, bem como gerenciamento de componentes a bordo em um ambiente de trabalho de navios navais.

5) Ganhando segurança no mar. Este projeto visa desenvolver métodos, ferramentas e soluções de engenharia para permitir que embarcações de superfície naval realizem operações diárias com segurança (como o lançamento e recuperação de unidades) em piores condições ambientais do que as atualmente encontradas.

Três locais do Naval Group estarão envolvidos nos projetos – Nantes-Indret, Ollioules e Lorient, bem como sua subsidiária SIREHNA – enquanto, para Fincantieri, Genova e Trieste trabalharão no projeto, juntamente com as subsidiárias Cetena e Seastema.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile