Um grande impulso para o programa “Índia autossuficiente”, ou Aatmanirbhar Bharat, o sistema Air Independent Propulsion (AIP) baseado em célula de combustível do Laboratório de Pesquisa de Materiais Navais (NMRL) da DRDO, será instalado em breve a bordo do submarino INS Kalvari.
Um acordo foi assinado entre o NMRL e o Naval Group nessa segunda-feira (23) em Mumbai, para estender a cooperação e entrar na fase de projeto detalhado para integração de AIP nacional nos submarinos da classe Kalvari. O Naval Group certificará o projeto do AIP para integração nos submarinos, como parte deste acordo.
O AIP tem um efeito multiplicador de força na letalidade de um submarino diesel-elétrico, pois aumenta a autonomia quando submerso. A tecnologia desenvolvida com sucesso pela NMRL, com o apoio de parceiros da indústria indiana, já atingiu o estágio de maturidade para a industrialização.
O protótipo do AIP, montado no laboratório do NMRL foi testado com sucesso, e será um passo significativo para a certificação do projeto detalhado do módulo de energia, que será realizado pela NMRL junto com a indústria indiana, e a integração do AIP pelo Naval Group no submarino indiano. Essas ações abrirão caminho para o início para a industrialização do AIP, incluindo a fabricação do casco pela indústria indiana para futura instalação a bordo dos outros submarinos.
O Presidente e CEO do Naval Group, Pierre Eric Pommellet, disse que “estamos orgulhosos de cooperar com as partes indianas para integrar com segurança o AIP nos submarinos da classe Kalvari, que foram construídos pela Mazagon Dock Shipbuilders Limited. Esta é uma extensão natural da cooperação bilateral estratégica entre a Índia e a França no campo de defesa e dissuasão, e em linha com o compromisso contínuo do Naval Group com a política ‘Aatmanirbhar Bharat’ do governo”.
Raksha Mantri Shri Rajnath Singh elogiou a DRDO, a Marinha Indiana e a MDL por levar a iniciativa de Aatmanirbhar Bharat adiante. O secretário do Departamento de Defesa, P&D e presidente da DRDO, Samir V Kamat, também parabenizou o NMRL, a Marinha Indiana, o MDL e o Naval Group por esta parceria estratégica.
DIVULGAÇÃO: Naval Group