O Naval Group apresentou o Blue Shark, um produto baseado no estado da arte de um conjunto tecnológico com alto potencial eco-responsável, para o combate naval do futuro com tecnologias inovadoras, ao mesmo tempo que reduz os impactos ambientais.
Com o Blue Shark, o Naval Group oferece uma visão evolutiva de um navio de combate discreto, eficiente e resiliente que pode ser integrado em uma força naval colaborativa, garantindo ao mesmo tempo um impacto ambiental reduzido.
Blue Shark: ecoprojetado para operações navais.
O Naval Group desenvolveu o Blue Shark, seu mais novo navio conceito de superfície baseado em uma arquitetura ambientalmente eficiente e integração tecnológica. Seu nome refere-se ao seu potencial: Azul para altas tecnologias ambientais integradas e Shark porque ele é o primeiro e principalmente um navio de combate, um navio de primeira linha, atendendo aos perfis de missão de uma fragata.
Ele está preparado para o combate colaborativo de alta intensidade, discreto, eficiente e resiliente. O Blue Shark faz parte de uma força naval, equipada com armas ofensivas e defensivas e com capacidade de
implementar todos os tipos de drones, podendo
evoluir em todos os mares por vários meses, com uma manutenção simples e também pode
operar em estados de mar severos graças ao seu perfil multicasco estabilizado.
O desempenho hidrodinâmico do Blue Shark depende muito de seu design, que é composto por um casco e dois flutuadores para garantir uma resistência do navio reduzida pela metade, estabilidade maximizada e um nível baixo de assinatura acústica.
A utilização de materiais compósitos na superestrutura permite uma funcionalização significativa melhorando a integração dos meios de comunicação: baixa latência, alta disponibilidade e ampla largura de banda.
O Blue Shark implanta recursos operacionais avançados, como alto desempenho de combate, garantindo prontidão no mar, alta furtividade de radar e capacidade de projeção através de uma frota de veículos não tripulados
a bordo. O navio antecipa e responde aos regulamentos ambientais internacionais.
O Blue Shark aprimora uma visão ampla da experiência técnica e tecnológica do Naval Group e sua capacidade de liderar e federar uma rede de fornecedores e parceiros confiáveis para as eco-qualificações
das inovações de amanhã. Da propulsão à gestão de energia, incluindo materiais e sistemas de tratamento de resíduos a bordo, o Blue Shark incorpora cerca de 20 tecnologias, abordando efetivamente os desafios sem comprometer a superioridade de combate.
Os especialistas do Naval Group consideraram o impacto do navio no meio ambiente, desde o projeto até todo o seu ciclo de vida. Reduz as emissões de CO2 em pelo menos duas vezes em comparação com as fragatas atuais.
O Blue Shark mostra que o mais alto desempenho de combate pode ser conciliado com a preservação do ambiente. A ambição do Naval Group é integrar as questões ambientais como trampolins para inovações com alto potencial para seus clientes.
Características principais:
– 160m de comprimento
– Largura máxima de 37 metros
– 5 500ton
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN