MTLS e ASROC – matando submarinos sem helicóptero

Detectar e destruir submarinos sempre será uma tarefa exigente. De longe a melhor solução para os navios de superfície para destruir submarinos inimigos é usar um helicóptero, mas a aeronave não pode voar em todos os climas e deve passar por manutenção. Navios de guerra caçando submarinos precisam de todas as ferramentas possíveis à sua disposição e aqui nós olhamos quais são as opções quando o helicóptero não está disponível.

Por tubo

O Magazine Torpedo Launch System foi projetado em 1983 pela J & S Marine Limited. Nenhum protótipo foi construído e o sistema entrou em serviço pela primeira vez a bordo da fragata HMS Norfolk em junho de 1990. Anteriormente, embarcações de escolta da Royal Navy (RN) transportavam o Sistema de Armas de Torpedo de Navios (STWS), que era um lançador triplo capaz de carregar três torpedos e aparafusado ao convés superior.

O MTLS é instalado internamente nas fragatas Type 23 entre as super estruturas de vante e de ré. Dois lançadores de torpedos de 324 mm reforçados em montagens à prova de choque, apontam para fora em cada lado do navio. As portas eletropneumáticas circulares cobrem a boca de cada tubo e as persianas de aço externas cobrem as portas quando o navio não está em operação.

Um sistema de manuseio montado no teto é usado para mover os torpedos das prateleiras para os tubos e os três tubos podem ser recarregados em cerca de 9 minutos. O TLS é integrado ao sistema de gerenciamento de combate e sonar do navio, que pode transmitir dados de direcionamento aos torpedos antes do lançamento.

Sistema semelhante existente nas FREMM italianas

O lançamento é controlado a partir da sala de operações, embora haja painéis de controle manuais no hangar do helicóptero. Quando comandadas para disparar, as portas MTLS abrem e um torpedo Sting Ray ASW é descarregado por ar comprimido, um pequeno pára-quedas lançado por trás da arma para reduzir o impacto de atingir a água.  embora existam painéis de controle de backup manual no hangar de helicóptero. Quando comandadas para disparar, as portas MTLS abrem e um torpedo Sting Ray ASW é descarregado por ar comprimido, um pequeno pára-quedas lançado por trás da arma para reduzir o impacto de atingir a água. (Imagem principal acima) embora existam painéis de controle de backup manual no hangar de helicóptero. Quando comandadas para disparar, as portas MTLS abrem e um torpedo Sting Ray ASW é descarregado por ar comprimido, um pequeno pára-quedas lançado por trás da arma para reduzir o impacto de atingir a água. (Imagem principal acima)

Lançamento de um torpedo Sting Ray Foto: Lt Paula Bennett-Smith

A J & S Marine (agora parte do grupo SEA) continua a apoiar o sistema MTLS no serviço da Royal Navy. O Ministério da Defesa concederá um contrato de 7 milhões de libras para uma atualização técnica do sistema de controle em abril de 2020, para conclusão em 2024. Apenas 8 das 13 fragatas receberão essa atualização, que as acompanhará até que deixem o serviço em 2030. A aquisição de oito conjuntos de atualização levou pessoas a especular que talvez o MTLS migre para as 8 fragatas Type 26. Este não é o caso e não há planos para ajustar um TLS a Type 26.

Uma arma de desespero?

Existe uma escola de pensamento que considera os torpedos montados em navios quase inúteis. No momento em que um submarino está dentro de alcance suficiente para se envolver com armas lançadas de um navio, é mais do que provável que tenha afundado o navio. O torpedo leve Sting Ray tem um alcance efetivo de cerca de 11 km e é projetado para procurar seu alvo, normalmente em uma espiral descendente. Os torpedos pesados ​​disparados por submarinos geralmente têm um alcance de até 50 km e possuem orientação por fio para que possam ser direcionados para o alvo usando os sensores do submarino. Eles podem ser acionados por um rolamento inicial e fechar em alta velocidade, usando apenas o sonar ativo na fase terminal, reduzindo o tempo de detecção e evasão. (Por exemplo, o torpedo russo tipo 65 tem um alcance oficial de 50 km a 93 km / h ou 100 km a 56 km / h).

O torpedo ASW é uma arma de “lance e esqueça” e, embora alimentado com dados iniciais de alvos antes do lançamento, deve localizar um submarino evadindo usando o envelope de detecção limitado de seus próprios sensores. Nas águas do litoral mais confinadas, onde há menos espaço ou profundidade para o submarino manobrar, a vantagem da faixa de torpedos dos submarinos é menos clara. O maior ruído de fundo e as condições de sonar mais difíceis das águas costeiras tornam mais provável que o submarino e o navio de superfície entrem em maior proximidade antes que um possa detectar o outro. Se conduzir ASW nos litorais, o caso para reter o TLS é mais forte.

Muitos navios de guerra russos e chineses montam morteiros anti-submarinos de curto alcance relativamente cruéis, desenvolvidos a partir dos lançadores de carga de profundidade da Segunda Guerra Mundial. A capacidade de despejar grandes quantidades de explosivos na água ao redor do navio pode agir como um sistema básico de armas submersas que pode contrariar um torpedo que chega ou pelo menos confundir sua orientação. Essa abordagem contundente também vai ensurdecer temporariamente os sonares dos navios e, potencialmente, a dos submarinos próximos, embora a vantagem possa variar. A RN se baseia em soft-kill mais sofisticado na forma do sistema S2170 de Defesa de Torpedo de Navio de Superfície (SSTD). Na detecção de um torpedo, ele lança iscas de produção de ruído (DECOYS) e orienta o CIC – Centro de Informações de Combate do navio, sobre a melhor velocidade e curso para o navio para evitar ser atingido.

Lançadores de granadas antisubmarino russos RBU-6000

Não está claro se a classe Hunter australiana ou as variantes das Type 26 do Canadá serão equipadas com um sistema de lançamento de torpedos. É interessante notar que os destróieres australianos da classe Hobart, apesar de otimizados para a guerra aérea, carregam o Mk32 Mod 9 TLS fabricado nos EUA, modificado para lançar o torpedo ASU MU90, de fabricação francesa. O Type 45 da RN não tem como lançar um torpedo que não seja através de um helicóptero, embora seus antecessores Type 42 tivessem montados STWS. A Marinha dos EUA ainda equipa seus últimos destróieres Arleigh Burke Flight III com tubo de torpedo triplo montado no convés equivalentes.

Um torpedo Stingray no convés de vôo do HMS Westminster, uma fragata Type 23, com o HMS Richmond ao lado. Foto: Anguskirk Flick

Como a RN ainda considera valer a pena investir na atualização do MTLS para suas fragatas Type 23 envelhecidas, há claramente um reconhecimento de que o uso de torpedos leves sem helicóptero continua sendo um requisito relevante. Sem planos para ajustar o MTLS ou um equivalente ao Tipo 26, existe apenas uma outra alternativa viável.

Por míssil

Melhorar o sonar e a tecnologia de processamento aumentou o alcance de detecção do sonar passivo e ativo, mas encontrar e manter um contato submarino é sempre um desafio para um navio de superfície, especialmente se o submarino souber que foi detectado. Uma arma que pode reagir instantaneamente 24 horas por dia em praticamente todos os climas e pode processar o submarino com pouco aviso a distância do navio é uma opção muito atraente. Quanto mais longe da nave se pode envolver, melhor, mesmo que apenas reagindo a um contato sonar fugaz. Muitas vezes há um grande valor tático em forçar o submarino a fugir e perder contato com seu alvo, mesmo que não seja destruído. Colocar um torpedo na água pode forçá-la a se virar ou até mesmo quebrar o fio guiando um torpedo que possa ter lançado.

Contratorpedeiro Paraná (D 29) era equipado com o lançador de torpedos ASROC logo a frente do passadiço

O foguete anti-submarino (ASROC) primeiro foi para o mar com a Marinha dos EUA na década de 1960. Um foguete disparado do navio pode entregar rapidamente um torpedo ASW leve a cerca de 20 km de distância do navio. Um sistema semelhante desenvolvido na Austrália chamado Ikara estava em serviço com a RN nos anos 70 e 80, equipado com o HMS Bristol e oito fragatas da classe Leander convertidas. O ASROC foi aperfeiçoado ao longo dos anos, embora o básico seja o mesmo. Os combatentes modernos da Marinha dos EUA carregam o ASROC RUM-139, que é lançado verticalmente a partir do onipresente VLS Mk41. A designação ASROC não é mais usada e eles são conhecidos como o Anti Missile Submarino (VLA) lançado verticalmente. A fragata Type 26 terá 24 células Mk 41 de comprimento de ataque, oferecendo ao RN a oportunidade de adquirir o VLA.

A Lockheed Martin fabricou mais de 1.000 mísseis VLA desde 1993 e a versão mais recente do RUM-39C carrega o Mark 54 Lightweight Hybrid Torpedo (LHT). A Lockheed Martin faz questão de enfatizar que outros torpedos leves poderiam ser facilmente acomodados. Os custos da integração do Sting Ray no VLA são desconhecidos, mas parece improvável que seja um desafio especialmente complexo ou oneroso. O Sting Ray é um pouco mais leve e mais curto que o Mk54, embora tenha o mesmo diâmetro padrão 324m da OTAN. A similaridade com os estoques atuais de torpedos da RN seria preferível do ponto de vista de logística e treinamento, o mais recente Sting Ray MoD 1 também é amplamente dito, ter desempenho superior ao Mk54. Confusamente o Reino Unido está comprando um estoque de MK54s para armar a aeronave de patrulha marítima Poseidon P-8A que está comprando da Boeing. Isso evita o atraso e os custos da integração do Sting Ray com os sistemas do Poseidon. Também simplifica o compartilhamento de estoques de armas entre as aeronaves dos EUA, do Reino Unido e da Noruega, que provavelmente gastam muito do seu tempo operando em conjunto com a RAF Lossiemouth e Reykjavik.

O VLA-Extended Range (VLA-ER) foi um projeto que teve como objetivo fornecer de quatro a cinco vezes mais alcance, adicionando um kit de asa-delta ao torpedo. O VLA-ER foi abandonado em 2010, mas os kits de planadores High Altitude ASW (HAASW) estão sendo usados ​​pelo P-8A Poseidon para lançar torpedos Mk54 de altas altitudes . O Japão desenvolveu o Type-07 VLA que é compatível com o Mk41 VLS, mas voa a velocidades supersônicas e tem um alcance superior a 30 km.

Sem a capacidade de detectar submarinos, as armas para processá-los são inúteis. O desenvolvimento do sonar de arrasto rebocado aumentou drasticamente a faixa de detecção usando métodos passivos, mas uma nova geração de submarinos mais silenciosos viu um retorno à dependência de sonares ativos, mas de alcance mais curto. A tecnologia não tripulada do futuro oferece ao navio de superfície uma maneira de aumentar o alcance da detecção. O Type 26 tem uma grande baia de missão e é provável que seja capaz de embarcar os UUVs ou USVs em rede que transportem sensores para aumentar drasticamente a consciência do espaço subaquático.

Com oito anos até que a primeira fragata Type 26 esteja no mar, há tempo de sobra para considerar as opções e alocar fundos, mas no momento, não há compromisso no plano de equipamentos da MoD para comprar torpedos para as células Mk41. Isso poderia ser considerado uma forma de heresia para uma Marinha que precisa desesperadamente de mais cascos, mas como uma questão hipotética, poderia ser melhor cancelar a 8ª fragata Type 26 e gastar o dinheiro em uma equipe completa de mísseis para encher as células Mk41?

Será que 7 fragatas que poderiam contar com um bom estoque de VLA, Tomahawks e mísseis anti-navio seriam mais úteis do que 8 navios que são equipados com armas “para, mas não com” que nunca se materializam porque nunca há orçamento disponível?

Para a fragata Type 26, seu helicóptero permanecerá sendo a melhor opção de ataque antisubmarina, especialmente o Merlin com seu sonar de imersão e sonobóias para localizar os contatos. Mau tempo, problemas de manutenção, baixo consumo de combustível ou fadiga da tripulação podem significar que o helicóptero pode estar indisponível no momento crítico. O backup do VLA é claramente essencial para combater a ameaça submarina de 24horas por semana, especialmente para o Type 26, cujo principal objetivo é proteger outros navios de submarinos.

FONTE: Save the Royal Navy

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN



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