Mostra de Armamento do Aviso Hidroceanográfico Fluvial ‘Caravelas’ (H 17)

Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”

Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 205, de 22 de abril de 2014, do Comandante da Marinha, e conforme preconizado na Ordenança Geral para o Serviço da Armada, realiza-se, na presente data, a Mostra de Armamento do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) Caravelas (H 17).

A incorporação do AvHoFlu Caravelas à Marinha do Brasil enquadra-se no processo de implementação paulatina de aquisição dos meios previstos no “Plano de Articulação e Equipamento da Marinha”. Especificamente em relação ao Aviso Caravelas, o seu emprego visa ao incremento quantitativo e qualitativo de capacitação para realização de levantamentos hidrográficos e manutenção da sinalização náutica. Os importantes trabalhos a serem desenvolvidos, por meio dele, contribuirão sobremodo para a integração e contínuo desenvolvimento socioeconômico da pujante região centro-oeste brasileira.

É o quarto navio a ostentar o nome Caravelas. Homenageia a cidade homônima do litoral sul da Bahia, localizada às margens do rio Caravelas. Fundada em 1581, com o nome de “Aldeia de Caravelas”, foi elevada, em 1701, à categoria de Vila, com a denominação de “Santo Antônio do Rio das Caravelas”. Em 1823, foi palco de importante combate entre a Marinha Portuguesa e as Forças Brasileiras, durante a Guerra da Independência. Finalmente, em 1855, alcançou o título de “Constitucional Cidade de Caravelas”. Essa encantadora cidade colonial fez jus ao título de “Princesa dos Abrolhos”, devido ao seu discreto charme e à simpatia de seus moradores.

O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, antiga embarcação de passageiros conhecida como a “Sereia do Pantanal”, foi construído em 1999, no Paraná. Em novembro de 2013, foi adquirido pela Marinha do Brasil. Após um período de conversão para a configuração naval, herda a missão do anterior Aviso Hidrográfico Caravelas, em serviço de 1972 a 1991. Deve estar apto a realizar levantamentos hidroceanográficos, bem como, cooperar com a eficácia do balizamento do Rio Paraguai e afluentes, a fim de contribuir para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nas águas jurisdicionais brasileiras e preservação do meio ambiente, na extensa área sob responsabilidade do Comando do 6º Distrito Naval.

Para cumprimento dessas tarefas, contará com dois modernos ecobatímetros, adequados para operação em águas rasas, e um posicionador satélite, de tecnologia de ponta, em que a posição do navio é corrigida em tempo real. A utilização conjunta desses equipamentos contribuirá para o total esclarecimento do relevo do leito dos rios desta região, possibilitando obter a exata localização dos perigos à navegação, tais como pedras, altos-fundos e bancos de areia.

Senhoras e Senhores, ao incorporar à Armada o Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, expresso ao Comandante, Oficialidade e Praças os melhores votos de felicidade em suas futuras comissões e de pleno êxito em sua relevante missão. Estou seguro de que a dedicação e zelo, com que conduzirão diuturnamente os seus afazeres, moldarão a alma deste Navio. E a camaradagem, própria dos marinheiros, norteará os rumos do porvir trilhando uma navegação sempre segura.

Por fim, não é demais lembrar que a tripulação que ora adentra o seu navio é fiadora do legado de abnegados hidrógrafos, que com coragem, criatividade e determinação desbravaram esta bela região, mantendo em segurança os navegantes. O trabalho os aguarda, pois não se pode olvidar que “sempre restará muito o que fazer”.

Aviso Hidroceanográfico Fluvial Caravelas, “Desbravador do Pantanal”, máquinas adiante, toda a força, sob a proteção de Nossa Senhora Imaculada Conceição do Pantanal!

CARLOS AUGUSTO DE SOUSA
Almirante-de-Esquadra
Chefe do Estado-Maior da Armada

Características do navio:

– Comprimento total: 25,84m
– Comprimento entre perpendiculares: 24,87m
– Boca moldada: 7,00m
– Pontal moldado: 1,30m
– Calado moldado de projeto: 0,79m
– Deslocamento leve: 77,96 ton
– Deslocamento carregado: 100,36 ton
– Velocidade de serviço: 7 nós

Sair da versão mobile