Monitor ‘Parnaíba’ realiza exercício de tiro de superfície

Monitor Parnaíba (U 17)

O Monitor Parnaíba (U 17), meio subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso, realizou no período de 15 a 18 de outubro de 2015, exercício de tiro de superfície no Morro da Marinha, nas proximidades de Forte Coimbra.

Durante o exercício foi empregado o canhão de 76,2mm e as metralhadoras antiaéreas Oerlinkon MK-4, da defesa a vante e defesa a ré, cujos mecanismos foram colocados à prova com a alta cadência empregada em cada rajada.

Iniciando carregamento para disparo pelo grupo que guarnece o reparo em Postos de Combate

Foram utilizadas 50 granadas de exercício para o canhão, e 800 cartuchos de exercício para a metralhadora, onde tal fato possibilitou o adestramento de todos militares que guarnecem os reparos de bordo.

O exercício precedido de interdição de área e ativação de espaço aéreo, publicado em Aviso aos Navegantes e disseminado pela Força Aérea Brasileira, contou ainda com a presença do Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Comandante do 6º Distrito Naval.

Comandante do 6º Distrito Naval observando o alvo no Morro da Marinha

O dia anterior ao tiro, foi reservado aos preparativos do Navio para a realização do exercício, que contou com o apoio da 3ª Companhia de Fronteira/Forte Coimbra, ao destacar militares do EB para orientar o grupo do navio responsável por “clarear” a vegetação e confeccionar o alvo no Morro da Marinha.

Militar engajando alvo junto a margem com metralhadora MK-4

Simultaneamente foi realizado uma “corrida seca” para verificação de procedimentos de segurança e estado do material de proteção individual, corroborando para a presteza de todos militares envolvidos durante a ação, somado a rotina de manutenção planejada que demonstrou eficiência ao não ter nenhum “NEGA” durante todo o exercício.

FONTE e FOTOS: 6º DN

Sair da versão mobile