No final do ano passado, alguns relatos diziam que o Chile havia sido informado sobre uma “potencial disponibilidade” de navios de guerra da Royal Navy (RN).
O IHS Jane’s Navy International relatou que o Brasil e o Chile “notificaram discretamente a potencial disponibilidade de fragatas e navios anfíbios da RN”.
O Janes informou que as autoridades do Reino Unido “discretamente aconselharam” que algumas fragatas e os dois LPD’s da classe Albion, poderiam se tornar disponíveis devido os cortes no orçamento.
Douglas Chapman, porta-voz do Shadow SNP, perguntou: “Perguntar ao secretário de Estado da Defesa se o governo concluiu um acordo para vender quaisquer Fragatas da Marinha Real ao governo chileno.”
Guto Bebb,Parlamentar e Subsecretário de Estado da Defesa respondeu: “Não há negociações com o governo chileno sobre a venda de Fragatas da Marinha Real.”
Um porta-voz do MoD disse: “Podemos confirmar categoricamente que não houve engajamento com o Chile, e nem com o Brasil, em relação à venda antecipada de fragatas Type 23 ou de dois LPD’s.”
FONTE: UKDJ
COLABOROU: Manoel Flavio