Minas flutuam entre os estoques de grãos da Ucrânia e do mundo

Sistema de Neutralização de Mina Multi-Shot (MuMNS)

Por Jonathan Saul

Enquanto as Nações Unidas tenta intermediar um caminho para os grãos da Ucrânia e amenizar a crise alimentar global, centenas de minas depositadas ao longo do Mar Negro apresentam um pesadelo prático que levará meses para resolver mesmo após qualquer acordo.

O Mar Negro é crucial para o envio de produtos de grãos e petróleo. Suas águas são compartilhadas pela Bulgária, Romênia, Geórgia e Turquia, além da Ucrânia e Rússia.

Os funcionários do governo ucraniano estimam que 20 milhões de toneladas de grãos não conseguem viajar do que foi o quarto maior exportador do mundo antes da invasão russa em 24 de fevereiro.

Kiev e os líderes ocidentais acusam Moscou de minar o Mar Negro, bloqueando os portos ucranianos. A Rússia disse que deseja que as sanções ocidentais sejam levantadas como parte de qualquer acordo para permitir que as exportações fluam.

Mas mesmo que algum acordo tenha sido alcançado e os portos da Ucrânia pudessem reabrir, o perigo das minas plantadas pela Ucrânia e pela Rússia manterá remessas retidas por meses seguintes, segundo autoridades marítimas.

“As minas foram colocadas em abordagens portuárias e algumas saídas de porto, bloqueadas por barcaças e guindastes afundados”, disse um porta -voz da Agência de remessas da ONU, a IMO (Organização Marítima Internacional), um dos vários órgãos que trabalham no estabelecimento de passagem marítima para suprimentos de grãos.

“Remover completamente as minas nas áreas portuárias levariam vários meses”.

Preços dos alimentos

Prevê -se que a produção global de grãos fique aquém da demanda na temporada de 2022/23, diz o Conselho Internacional de Grãos.

A perda de remessas na Ucrânia aumentará ainda mais os suprimentos disponíveis e provavelmente aumentará os preços de alimentos básicos, como pão, massas e macarrão e aumentará a inflação de alimentos, com a fome global já em níveis sem precedentes.

Não está claro que tipos de minas foram colocados nesta fase, dizem autoridades marítimas ocidentais.

Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse à Reuters em março que cerca de 372 minas marinhas estabelecidas pela Rússia eram do tipo “R-421-75”, que não foram registradas ou usadas pela Marinha da Ucrânia atualmente, e foram capturadas pelos militares russos durante a anexação de Moscou da Crimeia em 2014.

O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado em março que a Ucrânia havia extraído 400 minas de âncora obsoletas dos portos de Odesa, Ochakov, Chornomorsk e Yuzhny.

Mina 

A Agência de Inteligência FSB da Rússia também disse em Março, que as minas entraram no Mar Negro depois de romper cabos perto de portos ucranianos, acrescentando que as minas foram definidas pelas forças ucranianas. A Ucrânia disse na época que o aviso do FSB estava errado e não tinha informações sobre nenhuma mina que se espalhou para o mar.

Na sexta-feira, o funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que a Ucrânia havia colocado algumas minas. “Instalamos minas navais no exercício de nosso direito à autodefesa, como estipulado sob o artigo 51 da Carta da ONU”.

A embaixada da Rússia em Londres encaminhou comentários ao Ministério da Defesa do país, que não respondeu imediatamente a uma solicitação por e-mail na sexta-feira.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que, em 26 de maio, o porto de Mariupol foi liberado de minas e instou os governos estrangeiros a “exercer influência efetiva sobre os proprietários dos navios no porto de Mariupol para removê -los ao seu local de atracação permanente”.

Cerca de 84 navios estrangeiros ainda estão presos nos portos ucranianos, muitos dos quais têm cargas de grãos a bordo. As praias em Odesa estão fechadas com sinais de aviso de minas.

“Não é seguro que os navios entrem ou saiam no momento. Até que as minas sejam varridas, essa situação não vai mudar”, disse Guy Platten, secretário geral da Câmara Internacional de Transporte, que também está trabalhando na abertura dos canais marítimos da UP.

Dois marítimos já morreram e sete navios comerciais foram atingidos por projéteis – com dois afundados – na costa da Ucrânia, enquanto o mercado de seguros de Londres colocou toda a região em sua lista de alto risco, significando custos crescentes para remessas.

“Os armadores precisariam de algum tipo de garantia de que isso fosse feito”, disse Neil Roberts, chefe da Marinha e Aviação com o LMA, o que representa os interesses de todas as empresas de subscrição do Lloyd’s de Londres mercado de seguros.

Limpando a área de Minas

Qualquer esforço de limpeza de minas seria a maior tentativa desde a Guerra do Irã-Iraque dos anos 80. A inteligência sobre os tipos de minas estabelecidas e onde estão localizadas seriam necessárias desde o início, disse Gerry Northwood, um ex-capitão que comandava navios de guerra da Marinha Real da Grã-Bretanha.

LS Rusins – Caça Minas da Letônia
Caça minas da Marinha Italiana equipado com o Sonar 2093 da Thales

“Os caça minas também precisariam estar equipados com submersíveis operados remotamente para localizar e destruir as minas”, disse Northwood, consultor da empresa de segurança marítima Mast.

Embora o Mar Negro não seja particularmente um mar com correntes fortes, as minas flutuantes ainda podem se mover a distâncias significativas por um período de tempo, disse Duncan Potts, ex-vice-almirante da Marinha Real da Grã-Bretanha.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse na quarta-feira que as autoridades da ONU haviam conversado com Ancara, Bruxelas, KiEv, Moscou e Washington nos últimos 10 dias sobre a passagem segura para os grãos.

Um funcionário da UE disse que qualquer conversa sobre o que o bloco faria especificamente para ajudar era “muito hipotético”, acrescentando que a Rússia deve começar a limpar as minas que havia colocado.

HMS Ulvon
ROV Double Eagle

“A menos que isso seja alcançado, não haverá corredores marítimos”, disse o funcionário à Reuters. “Não pressionaremos a Ucrânia a desistir de suas defesas. Qualquer acordo que possa ser feito precisa ser aceitável para a Ucrânia”.

Fontes navais dizem que também seria necessário um acordo sobre quais marinhas poderiam ser usadas para realizar o trabalho que seria aceitável para empresas comerciais e seguradoras devido à potencial desconfiança de qualquer esforço russo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Reuters – Relatórios adicionais de Gabriela Baczynska, Nigel Hunt e Kevin Liffey; edição de Veronica Brown e Alison Williams.

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