Por Tayfun Ozberk
Este incidente foi registrado como a primeira explosão de uma mina naval na costa turca no Mar Negro. A mídia turca alega que um restaurante teve um pequeno dano devido à explosão, sem baixas.
No Mar Negro, uma mina perdida atingiu a praia em Agva. Uma mina que se imagina ser uma das que foram colocadas no Mar Negro por causa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. As autoridades não divulgaram nenhuma declaração sobre o incidente.
A ameaça de minas apareceu pela primeira vez depois que um navio de carga geral da Estônia afundou após colidir com uma mina na costa de Odessa em 03 de março de 2022.
Duas semanas após esse incidente, em 18 de março, a estação costeira russa Notorossisiyk emitiu uma mensagem perturbadora da NAVTEX (Navigational telex) afirmando que as minas ancoradas pelas forças navais ucranianas próximas ao porto de Odesa haviam se soltado de suas correntes devido ao clima tempestuoso. A estação de Notorossisiyk alegou que cerca de 420 minas estavam flutuando na água e acusou a Ucrânia de violar as disposições da Convenção de Haia de 1907.
No mesmo dia, o porto de Sochi enviou um aviso aos proprietários de navios e mestres na região sobre o perigo de uma explosão de minas navais ucranianas flutuando no Mar Negro.
Após o relatório do perigo do lado russo, a estação turca Navtex Samsun emitiu um aviso aos marinheiros sobre o perigo de minas no Mar Negro transmitido pela Rússia.
Turkia, Bulgária, Romênia e Ucrânia detectaram e neutralizaram minas navais após avisos dos estados do litoral do Mar Negro, incluindo a Rússia e a Turquia.
Em 8 de setembro de 2022, um navio romeno relatou uma mina flutuante aproximadamente 25 milhas náuticas a nordeste de Constanta Harbor. Acredita-se que a mina seja uma das minas estabelecidas durante a invasão russa da Ucrânia. As forças navais romenas implantaram o caça minas Lieutenant Dimitrie Nicolescu para destruir a mina. No entanto, quando o caça minas chegou ao local, as condições climáticas e do mar pioraram. Com uma velocidade do vento de 10 a 12 m/s o caça-minas não conseguiu implantar o RHIB com sua equipe EOD a bordo. À noite, a mina se deslocou com a tempestade e atingiu o navio pela popa por bombordo.
Vale ressaltar que o navio em questão foi construído com casco de aço não magnético.
Nota do Editor: “O Mar Negro tem sido palco destes incidentes e devem estar sempre acontecendo operações de busca e de neutralização de possíveis minas. Neste casos, parece ser mais prudente utilizar navios mãe com cascos de material não magnético, pois nunca se sabe previamente onde a mina vai aparecer ou estar”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News