Míssil é responsável provável pela destruição da avião da Malaysia Airlines. Há duas versões fabricadas pelos russos desde os anos 70.
Há duas versões desses mísseis fabricados pelos russos desde os anos 70: o Buk-M1 e o Buk-M2, chamados na terminologia da OTAN de ‘Gadfly SA-11’ e ‘Grizzly SA-17’.
Sua peculiaridade: ‘eles podem atingir alvos a uma altitude de 72.000 pés (22.000 metros), mais do que o dobro dos 33 mil pés de altitude em que voava o Boeing 777’, que partiu de Amsterdã em direção a Kuala Lumpur, explicou à AFP Doug Richardson, editor da revista britânica ‘Jane’s Missiles & Rockets’.
‘É o equivalente eletrônico de uma sentinela que pergunta ‘quem está aí?’ Se não há resposta, tudo o que você sabe é que este não é um avião de combate do seu próprio campo. Mas isso não indica que você está alvejando um avião comercial’, explicou.
O uso desses mísseis ‘é complexo. São necessários três caminhões, um para o posto de comando, um para carregar o radar e o terceiro para disparar os projéteis’, disse.
O uso desses mísseis ‘requer uma grande quantidade de homens, muito treinamento e um monte de peças’, ressaltou por sua vez Edward Hunt, analista de defesa do IHS Jane.
Os mísseis terra-ar Buk são generalizados. Antes do início do conflito ucraniano, Kiev possuía de seis a oito baterias, cada uma com quatro mísseis.
A Rússia possui muitos mais, além de sistemas de defesa aérea mais sofisticados, incluindo o S-300 e S-400, mas não está claro se esses sistemas estão implantados na região.
As versões mais recentes desses mísseis terra-ar foram projetadas em uma fábrica em Ulyanovsk pelo fabricante Almaz-Antey, que está incluso nas recentes sanções dos Estados Unidos.
FONTE: France Presse