MBDA – Canadá seleciona o Sea Ceptor para o programa Canadian Surface Combatant

Por Dorian Archus

A MBDA obteve um contrato da Lockheed Martin Canada para equipar o novo Canadian Surface Combatant (CSC) da Marinha Real do Canadá com o sistema de armas de defesa aérea Sea Ceptor, anunciou a MBDA.

Utilizando o Common Anti-air Modular Missile (CAMM) como seu míssil, o Sea Ceptor assumirá a função de Close-In Air Defense System (CIADS) a bordo das novas fragatas CSC. O Sea Ceptor oferece desempenho de autodefesa excepcional, com um tempo de resposta rápido e uma alta taxa de tiro para derrotar várias ameaças simultaneamente. Sua tecnologia de última geração Soft Vertical Launch (SVL) permite cobertura total de 360​​° com desempenho de curto alcance normalmente associado apenas a sistemas de lançadores treináveis.

O Sea Ceptor será integrado ao Combat Management System 330 (CMS 330) da Lockheed Martin Canada como parte de uma capacidade de defesa aérea de vários níveis. Os mísseis CAMM serão embalados em quadra no Sistema de Lançador Extensível da Lockheed Martin (ExLS), que faz parte da família Mk41 de sistemas de lançadores verticais.

O papel da MBDA no CSC criará um impacto positivo na indústria de defesa canadense e em sua cadeia de suprimentos por meio da política de Benefícios Industriais e Tecnológicos (ITB) do Canadá. Este contrato trará um investimento significativo da MBDA em pesquisa e desenvolvimento para o Canadá em uma ampla gama de tecnologias, como inteligência artificial, segurança cibernética e materiais avançados. Este investimento será feito em pequenas e médias empresas (PMEs), universidades e outras indústrias importantes em todo o Canadá, apoiando empregos de alta tecnologia. Além disso, o programa CSC fortalecerá ainda mais a parceria entre a MBDA e a Lockheed Martin Canada, que já viu o Sea Ceptor e o CMS330 fornecendo capacidades de defesa aérea de classe mundial para a Marinha Real da Nova Zelândia e a Marinha do Chile.

Éric Béranger, CEO da MBDA, disse: “Estamos muito satisfeitos em receber este contrato e contribuir para um programa tão importante para o Canadá. O Sea Ceptor oferece tecnologia de última geração que ajudará a proteger os homens e mulheres da Marinha Real Canadense enquanto realizam suas missões ao redor do mundo a bordo das novas fragatas CSC avançadas.”

Míssil Sea Ceptor

O Sea Ceptor é um sistema de armas de defesa aérea de última geração, baseado em navios e para todos os climas. Por meio do uso de novas tecnologias avançadas, o Sea Ceptor oferece proteção completa contra todos os alvos aéreos conhecidos e projetados. O sistema de armas está agora em desenvolvimento em escala total para o MoD do Reino Unido como a principal capacidade de defesa aérea para as fragatas Type 23 e Type 26 da Royal Navy.
O Sea Ceptor protegerá o navio e as unidades de alto valor na área local. O sistema de armas tem a capacidade de interceptar e, assim, neutralizar toda a gama de ameaças atuais e futuras, incluindo aeronaves de combate e a nova geração e mísseis anti-navio supersônicos. Capaz de disparar vários mísseis ao mesmo tempo, o sistema também irá combater ataques de saturação. O sistema de armas pode ser facilmente adaptado em uma ampla gama de plataformas, variando de OPVs a fragatas e destróiers. Dois recursos principais fornecem essa flexibilidade.
Em primeiro lugar, o uso da tecnologia de armas de “lançamento suave” para um sistema de lançamento compacto e altamente dimensionável que pode ser facilmente instalado em vários locais. Em segundo lugar, o Sea Ceptor pode ser direcionado a partir dos sensores de radar de vigilância existentes do navio e, portanto, não requer radares de controle de fogo dedicados.
O Sea Ceptor operará a partir dos lançadores SYLVER e Mk41 usando uma configuração de pacote quádruplo, e várias configurações de canister flexíveis também estão disponíveis. A tecnologia Soft Vertical Launch reduz a massa do sistema e facilita sua instalação.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval Post

Sair da versão mobile