Marinhas do Brasil, da Índia e da África do Sul iniciam Operação “IBSAMAR VIII”

Neste domingo (7), com a atracação da Fragata Defensora (F 41) em Simon’s Town, cidade portuária na África do Sul, a Marinha do Brasil deu início a Operação “IBSAMAR VIII”.

O Grupo-Tarefa (GT) brasileiro é composto, além da Fragata, por sua aeronave orgânica AH-11B Super Lynx e um Destacamento de Mergulhadores de Combate.

Participam do exercício combinado a Fragata indiana Talwar e a Fragata sul-africana Amatola, com suas aeronaves orgânicas e seus respectivos Destacamentos de Mergulhadores de Combate.

Na 1ª fase da Operação, concluída nessa quarta-feira (9), foram firmados compromissos diplomáticos e realizadas reuniões de planejamento entre as três Marinhas que contaram com a presença de autoridades locais e indianas, estreitando os laços de amizade entre as Marinhas dos países participantes.

Durante os eventos da fase de porto, as delegações brasileiras e indianas foram recebidas pelas autoridades locais na Base Naval de Simon’s Town, momento em que foi assinado o Implementing Arrangement pelo diretor da Operação Combinada Capt S. M. Majozi (SA), pelo Adido de Defesa brasileiro na África do Sul e pelo Adido Naval da Índia. O documento tem como propósito criar procedimentos e definir responsabilidades entre os participantes da Operação “IBSAMAR VIII”.

A “IBSAMAR” acontece a cada dois anos, desde 2008 (exceto 2020, em razão da pandemia de covid-19), revezando entre as costas da Índia e da África do Sul.

Além da Fragata Defensora, também já representaram o Brasil nesse exercício as Fragatas Niterói ( 40), Independência (F 44), a Corveta Barroso (V 34) e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P 120).

FONTE: MB

Sair da versão mobile