Por Guilherme Wiltgen
PORTARIA Nº 264/MB/MD, DE 31 DE OUTUBRO DE 2023
Dá baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia” e dá outras providências.
O COMANDANTE DA MARINHA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4° e 19 da Lei Complementar n° 97, de 9 de junho de 1999, e o inciso V do art. 26 do anexo I ao Decreto n° 5.417, de 13 de abril de 2005, resolve:
Art. 1° Dar baixa, do Serviço Ativo da Armada, no Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”.
Art. 2° Proceder à alienação do casco do ex-Navio de Desembarque de Carros de Combate “Mattoso Maia”, na forma da legislação em vigor.
Art. 3° Esta Portaria entra em vigor em 7 de dezembro de 2023.
MARCOS SAMPAIO OLSEN
O NDCC Mattoso Maia (G 28)
O Navio de Desembarque de Carros de Combate Mattoso Maia (G 28), ex-USS Cayuga (LST 1186), da Classe Newport, foi o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao ex-Ministro da Marinha Almirante Jorge do Paço Mattoso Maia.
O então USS Cayuga foi construído pelo estaleiro National Steel & Shipbuilding, em San Diego na Califórnia, sendo o oitavo navio da Classe Newport e, durante o período que serviu na US Navy, participou da Guerra do Vietnã e da Guerra do Golfo.
O navio transferido em 26 de agosto de 1994 por empréstimo de cinco anos, com opção de compra, para a Marinha do Brasil.
O NDCC Mattoso Maia chegou ao Rio de Janeiro em 3 de novembro de 1994, sendo incorporado no mesmo dia.
Desde que chegou ao Brasil o Mattoso Maia participou de diversas operações anfíbias, tais como o transporte de tropas e material para Missão de Verificação da ONU em Angola e participou da Força-Tarefa que realizou o translado dos restos mortais do Almirante Tamandaré para sua cidade natal, Rio Grande/RS.
No próximo dia 07 de dezembro de 2023, será realizada a cerimônia de Mostra de Desarmamento na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), encerrando 29 anos de serviço ativo na Marinha do Brasil.
BRAVO ZULU “Rhino da Esquadra”!