Por Tayfun Ozberk
O Ministério da Defesa turco anunciou o incidente no Twitter, indicando que a Marinha turca enviou uma equipe de defesa submarina para neutralizar a mina marítima.
A mina à deriva foi detectada na costa de Kefken (160 quilômetros a leste de Istambul) no Mar Negro. A posição estimada da mina é mostrada com um círculo vermelho no mapa abaixo.
A primeira mina foi detectada em 26 de março na área de ancoragem na costa de Istambul, e a segunda foi encontrada dois dias depois, perto da fronteira marítima turco-búlgara. Esta foi a terceira mina descoberta em águas turcas no Mar Negro.
A Romênia encontrou uma mina flutuante em 28 de março e a neutralizou com EODs. Quatro minas marítimas foram descobertas até agora desde o lançamento do NAVTEX da Rússia em 18 de março, que disse que existem cerca de 420 minas flutuantes no Mar Negro.
A Marinha turca implantou dois navios MCM da classe Aydin, verificado visualmente pelo Bosphorus Observer Yoruk Isik como TCG AKCAY (M 270) e TCG AKCAKOCA (M 268), aeronaves de patrulha marítima CASA CN-235M-100 e o barco de patrulha TCG TEKIRDAG (P 1207) como medida para os incidentes posteriores.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navy News