Nesta semana, no período de 17 a 21 de outubro, a Marinha do Brasil (MB) realiza um treinamento de Operações de Paz, com ênfase nas novas capacidades que vêm sendo demandadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O treinamento será realizado no Complexo Naval da Ilha do Governador (CNIG) e terá como foco principal duas importantes capacidades, recentemente apresentadas pela MB, aprovadas pela ONU, e inseridas no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz da s Nações Unidas (UNPCRS):
- Força de Reação Rápida (QRF)
- Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos (EOD).
A Força de Reação Rápida (QRF) foi aprovada pela ONU, em abril deste ano, como nível 3, o mais elevado de nível prontidão operacional, sendo a primeira no Brasil e atualmente a única existente no mundo neste nível.
O cenário utilizado para o treinamento da QRF terá como base a evolução da situação atual no Haiti. A Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos (EOD) foi aprovada pela ONU, neste mês de outubro, como nível 1, sendo a primeira do Brasil a prover tal capacidade específica. A demanda por unidades capazes de identificar e realizar a desativação de artefatos explosivos tem crescido enormemente nas missões de paz da ONU. Civis e militares têm sido vítimas de tais artefatos, de modo que a existência de unidades especializadas constitui, atualmente, uma das maiores prioridades daquela organização. O treinamento será realizado, portanto, com foco nas diversas possibilidades de emprego em Operações de Paz que o cenário internacional apresenta atualmente. O propósito principal é assegurar que o Corpo de Fuzileiros Navais, como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, esteja permanentemente preparado para atuar, de forma imediata, em atendimento às demandas apresentadas e na defesa dos interesses do País.
As atividades de treinamento serão conduzidas pela Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) em parceria com o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav).
No dia 19 de outubro, a partir das 11h, o treinamento será aberto ao público, que poderá acompanhar as atividades da Força de Reação Rápida (Cia QRF) e da Unidade de Desativação de Artefatos Explosivos (Pel EOD).
Serão realizadas atividades com desembarque dos militares a partir de veículos anfíbios, identificação e desativação de artefato explosivo e evacuação de civis. Serão empregados Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), viaturas anfíbias do tipo PIRANHA, Veículo de Operação Remota (ROV) e Canhão Disruptor.
Também serão apresentadas as instalações do COpPazNav e de duas Bases de Operações Temporárias (TOB), uma operada pela QRF e outra pela Unidade EOD.
FONTE: FFE/MB